CODEX define diretoria e eixos de trabalho com foco no desenvolvimento de Xaxim

Os membros do Conselho de Desenvolvimento de Xaxim (CODEX) realizaram na noite de quarta-feira, 09, a primeira reunião de trabalho. Durante o encontro aconteceu a escolha da diretoria para os próximos dois anos, a definição das câmaras setoriais e os nove eixos de trabalhos.

O CODEX é resultado do Movimento Repensando Xaxim que visa planejar o desenvolvimento do município até 2043, com o envolvimento de todas as esferas da sociedade. A ação foi proposta pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico, com o apoio de outros órgãos públicos, entidades e instituições.

“Estamos realizando os primeiros passos desta caminhada que é um marco para Xaxim. O CODEX vai definir o que é prioridade para o município com base nas necessidades e na visão de cada setor, para nortear o poder público e a iniciativa privada. Com planejamento e comprometimento dos envolvidos vamos projetar um município mais forte e com oportunidades reais de desenvolvimento a longo prazo”, explica o secretário de desenvolvimento econômico, Beto Grasel.

DIRETORIA CODEX

PRESIDENTE: Beto Grasel (secretário de desenvolvimento econômico de Xaxim)

VICE-PRESIDENTE: Claudio Luiz Orço (representante da Unoesc)

TESOUREIRA: Simone Comin (representante do Sicoob)

SECRETÁRIA: Solange Oro (presidente da CDL Xaxim)

09 EIXOS DE DESENVOLVIMENTO*

  • Igualdade Social: Responsável: Rotary

Achatar a curva da desigualdade social, com foco também na integração de imigrantes, diminuindo as chances de vulnerabilidade social para todos os públicos e ações que visem a qualidade de vida da pessoa idosa, levando em consideração a expectativa de aumento gradativo da população desta faixa etária.

  • Educação: Responsável: Unoesc / Unopar

Garantir acesso à educação de qualidade para toda a população em idade escolar, proporcionar ações e investimentos na área com uma visão Global, Tecnológica e Multidisciplinar, garantindo que esteja alinhada à realidade do município e às novas demandas do mundo conectado, pensando no estudante desde seu ingresso na rede de educação básica até a conclusão da caminhada universitária e ingresso no mercado de trabalho.

  • Ecossistema Local de Inovação: Responsável: Senac

Garantir acesso à tecnologia a todos os nichos da sociedade, promover ações integradas entre as esferas governamentais, universidades e setor privado, para fomentar a cultura e a vocação do município para as áreas de tecnologia e inovação, visando atrair investidores do setor e dar suporte para os empreendedores locais, fortalecendo o Ecossistema Local de Inovação, fomentando o surgimento de produtos/serviços inovadores e preparando as empresas e os profissionais para a transformação digital. Inserir tanto a agricultura familiar como os produtores de grande porte nos ecossistemas de inovação e tecnologia, além de fortalecer a cultura do empreendedorismo nas famílias do campo.

  • Desenvolvimento Econômico Comercial, Industrial e Agropecuário: Responsável: ACIAX

Estruturação das diversas áreas do município para tornar Xaxim a cidade MAIS ATRATIVA do grande oeste para investidores externos, além de criar um ambiente favorável para o crescimento dos empreendedores locais. Integrar as ações nas diversas áreas do desenvolvimento econômico como estrutura física, infraestrutura, disponibilidade de serviços públicos adequados, capacitação da mão de obra, acesso à tecnologia e inovação, entre outras, fomentando o desenvolvimento econômico da Indústria, Comércio e Agronegócio.

  • Comércio e Serviços: Responsável: CDL

Ações integradas com as entidades representativas de classe para fortalecer o comércio local e o setor de prestação de serviços, aumentando a diversidade de ramos, oferecendo infraestrutura, crédito e consultoria. Agir de forma conjunta com todas as esferas, com o objetivo de aumentar a renda per capta da população, consequentemente aumentando seu poder de compra.

  • Esporte, Lazer, Turismo e Cultura: Responsável: LIONS Clube

Realizar obras e ações planejadas que proporcionem opções de lazer em todas as regiões da cidade e ações de inserção das crianças e adolescentes nas atividades esportivas, visando saúde preventiva, bem-estar e inclusão social e desenvolver o potencial turístico municipal, nas diversas áreas de possibilidade, além de fortalecer, estruturar e fomentar as diversas áreas da atividade cultural.

  • Saúde: Responsável: Bombeiros

Fortalecer as redes de assistência à saúde básica visando à promoção e o acesso a saúde preventiva e de urgência e emergência para todos, conforme os princípios do Sistema Único de Saúde (SUS); Provocar e incentivar conjuntamente com a CIR (Comissão Inter Regional), o acesso de saúde de média e alta complexidade na região do grande oeste, evitando a necessidade de deslocamentos de pacientes para capitais e demais regiões; incentivar e buscar meios de tecnologia para facilitar a comunicação entre pacientes, secretaria de saúde e prestadores de serviço de saúde.

  • Planejamento, Mobilidade Urbana e Segurança Pública: Responsável: OAB

Repensar a infraestrutura viária da cidade, urbana e rural, projetando os corredores de desenvolvimento, através do Plano de Mobilidade Urbana, transporte público de passageiros, acessos aos bairros, áreas industriais, descentralização do comércio central, acessos aos espaços e serviços públicos, regularização fundiária, movimentação diária da população garantindo a acessibilidade, atenção à defesa civil e ações conjuntas que visem reduzir os índices de criminalidade.

  • Gestão de Resíduos e Sustentabilidade Ambiental: Responsável: Epagri

Tornar Xaxim uma cidade ambientalmente correta e sustentável, com tratamento de 100% do esgoto urbano e gestão dos resíduos sólidos com reaproveitamento de no mínimo 90% do lixo gerado através de ações como compostagem, reciclagem e demais técnicas modernas, ações de reaproveitamento das águas, implantação de sistemas de energia limpa e renovável nos espaços públicos e Resgatar a Cultura do “CORAÇÃO VERDE DO OESTE”.