Contribuintes podem destinar parte do Imposto de Renda ao Fundo da Infância e Adolescência e ao Fundo do Idoso

Você que declara anualmente seu imposto de renda, saiba que é possível destinar parte dele a dois fundos municipais em Xaxim: Fundo Municipal da Infância e Adolescência e Fundo Municipal do Idoso. Sua contribuição não terá acréscimos no seu imposto e servirá para subsidiar demandas públicas para crianças, adolescentes e idosos. Em Xaxim, a mobilização social pelas doações é realizada por meio da campanha Repasse do Bem.

O Fundo da Infância e Adolescência objetiva financiar projetos que garantam a promoção, proteção e defesa dos direitos da criança e do adolescente. Os recursos são aplicados exclusivamente nesta área com monitoramento do Conselho Municipal dos Direitos da Criança e do Adolescente (CMDCA).

O Fundo Municipal do Idoso objetiva financiar projetos que buscam melhorar a qualidade de vida e também, garantem a defesa dos direitos da pessoa idosa. Os recursos aplicados tem monitoramento do Conselho Municipal do Idoso (CMI) e são aplicados em ações como: capacitações e palestras para o enfrentamento da violência contra o idoso; manutenção de projetos de atividades físicas; entre outros.