Movimento repensando Xaxim irá planejar desenvolvimento do município a longo prazo

Aconteceu na noite desta quinta-feira, 22, a apresentação do Movimento Repensando Xaxim, que visa planejar de forma ordenada e profissional o desenvolvimento do município até 2043. A ação foi proposta pelo Governo Municipal, por meio da Secretaria de Desenvolvimento Econômico e da Assessoria Especial de Gabinete.
O evento contou com a participação de mais de 40 membros de órgãos públicos, entidades e instituições, que por unanimidade, aprovaram a criação do Conselho Municipal de Desenvolvimento de Xaxim (CODEX), responsável por pensar e planejar ações para o desenvolvimento do município a longo prazo.
Segundo o secretário municipal de desenvolvimento econômico, Beto Grasel, o CODEX é um marco para Xaxim. “Este Conselho é a pura representação da sociedade, por isso, é ele quem vai pensar o que queremos para o futuro e como fazer para cumprir as metas. A gestão pública do município pode mudar, mas o objetivo continua coma ações planejadas. Por isso a importância do CODEX, pois será algo permanente independente de quem for o prefeito”, explica Beto.
Outros municípios já colhem frutos do trabalho dos seus Conselhos de Desenvolvimento, por isso, Xaxim buscou referência em Maringá/PR que institui o Conselho ainda na década de 1990. Hoje, aquele município é referência no estado vizinho e até em nível nacional em vários indicativos. Uma das metas recentes do Conselho de Desenvolvimento de Maringá é tornar o aeroporto do município referência em cargas internacionais.
“O CODEX é algo apartidário, que vem com a proposta de envolver o máximo de representantes de entidades, ONG´S e instituições, para que, junto com o Poder Público, construam Xaxim para nossos filhos e netos. Certamente é um marco para o município o trabalho que estamos iniciando hoje”, afirma o prefeito de Xaxim, Chico Folle.