Prefeitura de Xaxim promove qualidade de vida através de orientações nutricionais

Grupo “Amizade sem fronteira”, formado por usuários da Estratégia de Saúde da Família do Bairro Guarany, se reúne semanalmente.

Xaxim – Promover a alimentação saudável e a qualidade de vida. Com este objetivo o grupo “Amizade sem fronteira,” se reúne todas as terças-feiras pela manhã na Estratégia Saúde da Família (ESF) Guarany. Coordenado pela Nutricionista Margareth Tridess, o grupo iniciou em agosto e já traz resultados positivos para as participantes. A ação é promovida pelo Governo Municipal através da Secretaria de Saúde.

No início do grupo foi realizada a pesagem e avaliação física das mulheres. O processo de acompanhamento é realizado pela Nutricionista, que destaca diferentes temáticas abordadas nos encontros. “Para garantir a qualidade de vida outros profissionais participam do processo. Temos profissionais da saúde bucal, da saúde da mulher e da saúde física. As mulheres que participam já relatam a mudança, enfatizando que realizaram reeducação alimentar não somente para elas, mas para a família também. Elas relatam melhoras como diminuição do peso e controle da pressão arterial”, explica Margareth.

A Nutricionista enfatiza que o trabalho que faz tem o papel determinante de fazer as pessoas refletirem acerca do cuidado com a alimentação. “Destaco uma frase de Hipócrates, ‘que a comida seja teu alimento e o alimento tua medicina. A vida é breve e o aprendizado é longo’. A frase quer dizer que o alimento pode ser tanto para o bem como para o mal do ser humano. Cada um tem que ter essa percepção e trabalhar a fim de ter bons hábitos alimentares. É o que procuramos fazer aqui no grupo”.

As atividades do grupo encerram neste final de ano, com previsão de retornar no início do ano que vem. Margareth destaca que os interessados em participar podem deixar o nome e telefone de contato na recepção da ESF Guarany.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial