Secretaria de Saúde de Xaxim desenvolve ações de apoio aos ostomizados

Xaxim – Dentre as inúmeras ações de apoio desenvolvidas pela Secretaria Municipal de Saúde aos xaxinenses, está uma atenção especial às pessoas ostomizadas – aquelas que precisaram passar por intervenções cirúrgicas para abrir caminhos alternativos de comunicação interna do corpo (essa abertura chama-se estoma). O próximo dia 16 de novembro marca o Dia Nacional dos Ostomizados. Em Xaxim, existem 10 pacientes ostomizados.

No município a equipe de atenção básica, através das equipes de saúde da família, acolhem os pacientes ostomizados. Se houver necessidade de atendimento mais urgente, o paciente é encaminhado para atendimento especializado fora do município. O objetivo das cirurgias que criam o estoma (um orifício, no abdômen ou na traqueia, permitindo comunicação com o exterior), é possibilitar a saída de fezes ou urina, assim como para auxiliar na respiração ou na alimentação. Em Xaxim, as bolsas de colostomias e urostomias são disponibilizadas nas unidades de saúde de referência do usuário.

Quais os tipos de estomia?

– Estomias Intestinais (colostomia e ileostomia) – São intervenções cirúrgicas realizadas, tanto no cólon (intestino grosso) como no intestino delgado e consiste na exteriorização de um segmento intestinal, através da parede abdominal, criando assim uma abertura artificial para a saída do conteúdo fecal.

– Estomias Urinárias (urostomia) – Abertura abdominal para a criação de um trajeto de drenagem da urina. São realizadas por diversos métodos cirúrgicos, com objetivo de preservar a função renal.

– Gastrostomia – É um procedimento cirúrgico que consiste na realização de uma comunicação do estômago com o meio exterior. Tem indicação para pessoas que a necessitam como via suplementar de alimentação.

– Traqueostomia – Procedimento cirúrgico realizado para criar uma comunicação da luz traqueal com o exterior, com o objetivo de melhorar o fluxo respiratório.

O que é a bolsa coletora?

A bolsa é um saco coletor que recebe as fezes ou a urina. Há vários tipos, e são indicados de acordo com a localização do estoma, idade da pessoa e tipo de material a receber. Essas bolsas coletoras podem ser drenáveis ou não, opacas ou transparentes e em uma ou duas peças.

Existe algum serviço do SUS dedicado à atenção das pessoas ostomizadas?

Sim. Existem os Serviços de Atenção às Pessoas Ostomizadas. São unidades de saúde especializadas para assistência às pessoas com estoma. Esses serviços devem desenvolver ações de reabilitação que incluem as orientações para o autocuidado, a prevenção, o tratamento de complicações no estoma, a capacitação de profissionais e o fornecimento de equipamentos coletores e de proteção e segurança (bolsas coletoras, barreiras protetoras de pele sintética, coletor urinário). Devem também ter equipe multiprofissional, equipamentos e instalações físicas adequadas, integrados à estrutura física dos centros de saúde.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial