Prefeitura de Xaxim inicia obras de Saneamento Básico

Obras são consideradas o maior investimento em saúde da história de Xaxim. Somente nesta primeira etapa serão investidos R$ 11 milhões de reais.

Xaxim – Iniciaram nesta semana as obras de saneamento básico em Xaxim. O objetivo é canalizar e tratar o esgoto. O Governo Municipal iniciou os trabalhos pelo Bairro Guarany, na Avenida Luiz Lunardi, próximo à Casa Mortuária. Este é considerado o maior investimento em saúde da história do município.

Para esclarecer à população sobre as obras, a Prefeitura realizará audiência pública na quarta-feira, dia 19, no Clube Xaxinense, em dois horários, às 14h  e às 19h30min. Na oportunidade será feita a apresentação das obras, prestado esclarecimentos e conscientização da população sobre os trabalhos. Serão investidos no projeto mais de R$ 20 milhões. Em uma primeira etapa, serão aplicados quase R$ 11 milhões em saneamento básico, investimento que além da saúde, vai promover a preservação do meio ambiente. Os recursos são provenientes do Governo Federal e da Fundação Nacional de Saúde (Funasa).

Conforme a Secretária de Saúde, Joseane Sampaio, é fundamental que a população participe da audiência para compreender as obras de saneamento e abraçar este projeto. “A princípio esses R$ 11 milhões abrangem uma rede coletora, ligação de 1.349 domicílios, estação elevatória do esgoto, que é uma unidade, e terá um sistema para suprimir desnível geográfico do solo e para levar o esgoto até a estação de tratamento. A estação de tratamento de esgoto será localizada na antiga fábrica de tubos. Sabemos que o projeto abrange a estrutura da implantação da tubulação e refazer o que foi danificado, como calçadas, ajardinamento. Com o passar do tempo o município desenvolverá novos projetos para contemplar toda a rede de esgoto”, explana Joseane.

O projeto do esgoto visa melhorar o aproveitamento das instalações existentes, adequar instalações irregulares e clandestinas, além de obter avanços ambientais e sanitários e uma rápida e sensível melhoria na saúde e condições de vida da população. Joseane ainda destaca que todo o dinheiro investido na saúde é retorno garantido para a população. “O esgotamento é o grande vilão das cidades brasileiras. Sabemos que os grandes índices de doenças estão ligados diretamente ao não tratamento do esgoto. A cada um real que deixamos de investir no tratamento do esgoto é cinco reais que temos que investir no tratamento das doenças. Este é um passo muito importante para a saúde do município”, destaca.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial