Profissionais da Vigilância Epidemiológica palestram sobre saúde do homem na empresa Plasmetal

Xaxim – Profissionais da Secretaria de Saúde de Xaxim estão engajados para atender a população e promover orientações sempre que solicitados. A partir deste compromisso, as profissionais do Setor de Vigilância Epidemiológica Renata Bianchi e Vera Lúcia de Siqueira, promoveram uma palestra para funcionários da empresa Plasmetal, na manhã desta quinta-feira (13). A ação integrou as atividades da Semana Interna de Prevenção aos Acidentes de Trabalho (Sipat).

Na oportunidade, as profissionais esclareceram sobre doação de sangue e saúde do homem para 85 profissionais da empresa. Sobre a doação de sangue, as orientações ministradas incluíram colocar a Secretaria de Saúde a disposição para agendamentos de doações de sangue no Hemosc em Chapecó, explicar o porquê doar sangue, explanar quem pode ser doador e as exigências para a doação.

Acerca da saúde do homem, o assunto foi o mês de prevenção ao câncer de próstata: o Novembro Azul. As orientações repassadas foram sobre a disponibilidade das Estratégias Saúde da Família (ESF) de referência de cada usuário, estar com os profissionais à disposição para o agendamento de exames. Também foi repassado sobre o sábado ‘D’ que ocorre no dia 29. Neste dia, a Secretaria Municipal de Saúde estará aberta das 8h às 16h, com três consultórios a disposição para realização de exames.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial