Prefeitura de Xaxim realiza campanha de conscientização lembrando o Dia Mundial em Memória às Vítimas do Trânsito

Xaxim – Na noite da última quinta-feira (13), o Governo Municipal, através do Departamento de Trânsito desenvolveu um trabalho de pintura asfáltica com os alunos do terceiro ano do Ensino Médio noturno da Escola Custódio de Campos. O objetivo foi demarcar alguns pontos em ruas da cidade, com figuras de conscientização com relação ao Dia Mundial em Memória as Vítimas do Trânsito, celebrado no dia 16 de novembro. O trabalho dos alunos foi coordenado pelo Professor de Artes da Escola, Evandro De Rossi e o Diretor do Departamento de Trânsito, Daniel Toniazzo.

“Um evento pela vida.” Essa foi a definição encontrada pelo Diretor do Departamento de Trânsito de Xaxim, Daniel Toniazzo para lembrar a data que se refere às vítimas de acidentes de trânsito. “Sabendo do grande número de mortes no trânsito brasileiro, decidimos juntamente com o Governo Municipal, realizar essa campanha para conscientizar os motoristas do nosso município”, destaca Daniel.

O Professor da Escola Custódio de Campos Evandro de Rossi, destacou que o projeto deve ser desenvolvido mais vezes durante o ano. “O trabalho realizado com nossos alunos foi de grande importância, principalmente porque são alunos que estão concluindo o Ensino Médio e logo irão em busca de suas carteiras de habilitação. Esse trabalho é importante para que desde já eles já possam estar cientes do que é o trânsito e quais os riscos que se corre estando nele. Esperamos que o projeto seja desenvolvido outras vezes em nosso município”, declara Evandro.

O Dia Mundial em Memória as Vítimas do Trânsito foi criado em 1993 no Reino Unido, mas iniciou suas ações no Brasil no ano de 2007, através da ONG Trânsito Amigo. No município de Xaxim este foi o primeiro ano em que a ação foi desenvolvida. A partir do ano de 2011 até 2020 é a Década Mundial de ações em prol da Segurança no Trânsito. O tema da década é: “Juntos, nós podemos salvar milhões de vidas!”.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial