Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim discute o Plano Municipal de Educação

Xaxim – O Governo de Xaxim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realizou na manhã desta segunda-feira (17), uma reunião com os membros do Fórum Permanente de Educação e do Conselho Municipal de Educação. O objetivo foi discutir a adequação do Plano Municipal de Educação ao Plano Estadual e Nacional. A reunião aconteceu nas dependências do Centro de Educação de Jovens e Adultos de Xaxim – CEJAX.

Durante a reunião os participantes debateram sobre o Projeto de Lei Complementar que dispõe sobre a gestão democrática nas escolas e CEI’s (Centros de Educação Infantil) da rede municipal. O Diretor Geral da Secretaria de Educação e Cultura de Xaxim, Paulo Roberto da Silva, explica que “no cenário educacional contemporâneo, a questão da gestão democrática tem sido alvo de grandes debates, principalmente, na escola pública, que muitas vezes interioriza uma gestão pautada no conservadorismo, tradicionalismo e clientelismo. A escola, vista como uma organização social, cultural e humana requer que cada sujeito envolvido tenha seu papel definido num processo de participação efetiva para o desenvolvimento de propostas a serem estudadas. A gestão democrática faz parte da luta de educadores e movimentos sociais organizados em defesa de um projeto de educação pública de qualidade. Essa luta constante em busca da democratização resultou na aprovação do princípio da gestão democrática instituída na Constituição Federal (BRASIL,C.F. art.206,2006). Desse modo as escolas passaram a ter legitimidade para exercer a democratização da gestão enquanto possibilidade de melhoria do processo educacional. Nessa direção, o Plano Nacional de Educação (PNE) ratifica os preceitos constitucionais e estabelece a gestão democrática da educação como uma das diretrizes para educação nacional, instituindo no PNE a gestão democrática como uma das metas para a próxima década,” afirma Paulo Roberto da Silva.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial