Prefeito Orso busca recursos em Florianópolis

Xaxim – O Prefeito Idacir Antonio Orso esteve na capital do Estado nessa semana. O objetivo foi cumprir agenda com Deputados e o Vice-Governador, Eduardo Pinho Moreira. Na pauta de reivindicações estiveram inúmeros pedidos, como a solicitação para estadualização da estrada que liga os municípios de Xaxim e Arvoredo e a liberação de recursos do Estado, para a construção de galerias pluviais.

Ao Vice-Governador, acompanhado pelo Deputado Moacir Sopelsa e o Secretário de Estado da Articulação, Gelson Sorgatto, o Prefeito Orso apresentou quatro solicitações: uma verba de R$ 300 mil para efetuar reformas e melhorias no Terminal Rodoviário, construído em 1985; R$ 200 mil para manutenção da frota de caminhões, máquinas e a recuperação de estradas vicinais; e R$ 700 mil para a construção de galerias pluviais no rio que passa junto ao terreno onde a Cooperativa Regional Alfa instalará unidade completa, com investimento estimado de R$ 30 milhões.

Outro pedido feito à Pinho Moreira, foi com relação à estadualização da estrada entre Xaxim e Arvoredo. “A via tem grande fluxo e importância para os setores do agronegócio, trabalho e renda. Com a estadualização, haverá melhoria no tráfego e fácil acesso aos municípios de Xaxim, Arvoredo, Seara, Xavantina e Chapecó. Isso viabilizará o desenvolvimento regional e atrairá novos investimentos,” justificou Orso, que reforçou o mesmo pedido aos Deputados Carlos Chiodini e Mauro de Nadal.

O Prefeito de Xaxim também protocolou no gabinete do Deputado Gelson Merísio, uma solicitação de recursos na ordem de R$ 430 mil para pavimentação asfáltica e drenagem pluvial em ruas do Distrito Industrial Lunardi (onde localiza-se a Rafitec e dezenas de outras empresas). Nos próximos dias o Prefeito deve reunir-se com o Deputado.

Idacir Antonio Orso ainda reuniu-se com o Secretário de Estado da Casa Civil, Nelson Antonio Serpa, onde discutiu a liberação de recursos e projeto para o recapeamento total da Av. Giácomo Lunardi. A expectativa é que as obras iniciem a partir de janeiro. Ainda na capital, o Prefeito representou a região da AMAI (Associação dos Municípios do Alto Irani) no I Encontro Setorial Ministério Público, Fecam e Municípios.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial