Xaxim encerra segundo seminário do PNAIC

Xaxim – O Governo Municipal, através da Secretaria de Educação e Cultura realizou na última sexta-feira (21), no auditório da Câmara de Vereadores, o encerramento do segundo seminário municipal do Programa de Alfabetização na Idade Certa (PNAIC). A iniciativa do Governo Federal em parceria com Estados, municípios e universidades, tem como objetivo garantir que todas as crianças saibam ler e escrever até os oito anos de idade. A intenção também é oferecer aos professores alfabetizadores, uma formação continuada.

Na rede municipal de ensino de Xaxim, o grupo de professoras alfabetizadoras, da 1ª a 3ª séries, realizaram o seminário desde março de 2013, com a formação na Alfabetização e neste ano de 2014 o foco se manteve voltado para a área de alfabetização matemática. As orientadoras de estudo, Sivonei Bizol e Sonia Priori, realizam formação bimestral com formadores da UFSC – Florianópolis, no polo de Fraiburgo, para coordenar o grupo de estudos com as professoras alfabetizadoras da rede local.

A Secretaria de Educação recebeu a visita do formador do PNAIC, Sr. José Manoel Decon, que esteve palestrando no encontro de encerramento do seminário sobre o tema “Perspectiva histórica do ensino da matemática e alfabetização matemática”. José Manoel Decon, foi professor da rede estadual, atuou na UFSC como professor de metodologia da matemática e atualmente é formador do Programa Nacional pela Alfabetização na Idade Certa.

Participaram do seminário na última sexta-feira professores dos municípios de Xaxim, Marema e Arvoredo. No período da tarde, professoras das escolas estiveram realizando a apresentação dos trabalhos realizados durante o seminário.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial