Secretaria da Agricultura de Xaxim entrega 60 mil alevinos no programa de piscicultura

Xaxim – A Administração Municipal através da Secretaria da Agricultura e Meio Ambiente realizou na manhã desta quarta-feira (26), a entrega de alevinos para produtores do município. O Programa de Piscicultura visa incrementar a renda e contribuir com a qualidade de vida e o bem estar das famílias do meio rural.

Nesta etapa foram entregues 60 mil alevinos para 70 produtores do município. Os peixes são provenientes da Tole-Peixe, empresa de Toledo-PR, que possui acompanhamento da Embrapa. Os alevinos são repassados aos produtores a preço de custo. O programa tem acompanhamento técnico de Fernando Corona, funcionário da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, que acompanha o trabalho desde a realização dos pedidos até a entrega dos peixes para o consumo.

Para o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudir Minski, esse trabalho contribui para incentivar o homem do campo a permanecer em suas atividades rurais. “O Prefeito Idacir Antonio Orso tem nos cobrado ações desta natureza, para nós darmos sustento aos produtores em suas atividades. Temos obrigação de criar alternativas tanto de renda como de lazer para a classe responsável pela produção agrícola,” finalizou Minski.

O produtor Altir Valmor Maroso diz que é uma satisfação trabalhar no meio rural com o apoio que está sendo dado pela atual administração junto aos programas da agricultura.   Maroso ressalta que “nunca, como agora, Xaxim teve tantos programas e tanta assistência técnica, orientando o homem do campo. Só temos que agradecer ao Prefeito Orso por nos ajudar e estar sempre ao nosso lado.”

Os peixes entregues aos produtores são comercializados na Semana Santa, quando a Secretaria da Agricultura realiza a Feira do Peixe Vivo, que em média comercializa 5.000 mil kg de peixes de qualidade e com preços acessíveis a população. Novos pedidos de alevinos estão a disposição da população junto a Secretaria de Agricultura, com entrega prevista para meados de fevereiro.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial