Secretaria de Saúde capacita profissionais sobre a dengue

Xaxim – O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde de Xaxim promoveu na tarde da última quarta-feira (26), uma ação para marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue, lembrado dia 22 de novembro. As atividades estão incluídas no Projeto Educação em Saúde, com organização do Departamento de Vigilância Sanitária/Programa de Combate a Dengue e Setor de Vigilância Epidemiológica, com apoio da Regional de Saúde.

Coordenadoras de todas as Unidades de Saúde de Xaxim e Agentes Comunitárias de Saúde, juntamente com os profissionais que atuam no Programa de Combate à Dengue, prestigiaram palestra com a Bióloga da Regional de Saúde de Xanxerê, Elizandra Schoenardie. A palestrante tem formação em Ciências Biológicas e Mestrado em Biotecnologia Agrícola pela Universidade Federal de Pelotas.

A capacitação ocorreu no auditório da Secretaria de Saúde de Xaxim. Entre os assuntos abordados esteve a importância dos cuidados para evitar o mosquito da dengue; o que deve ser observado e verificado nas visitas domiciliares; e a demonstração da situação dos focos de dengue no município.

A programação para marcar o Dia Nacional de Combate à Dengue continua – período do dia 1º ao dia 5 de dezembro, quando as Agentes Comunitárias de Saúde entregarão em todas as escolas e Centros de Educação Infantil (Ceims), para todos os alunos, um exemplar do jornal “Epidemias de Verão: a ameaça dos mosquitos”. Juntamente com o  jornal os alunos receberão convite para entregarem aos pais, referente à uma palestra. O evento acontecerá no dia 16 de dezembro, às 19h30 horas, no Clube Recreativo e Cultural Xaxiense.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial