Xaxim recebe nova máquina para agricultura

Xaxim – O Prefeito Idacir Antonio Orso e o Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudir Minski, receberam nesta sexta-feira (28), um distribuidor de adubo líquido. O equipamento foi entregue pelo Governo do Estado em cerimônia realizada no Centro de Pesquisa para Agricultura Familiar (Cepaf), em Chapecó.

Participaram do ato o vice-governador Eduardo Pinho Moreira; o Secretário de Estado da Agricultura e da Pesca, Airton Spies; deputados estaduais, federais e prefeitos dos 121 municípios catarinenses beneficiados com 162 equipamentos.

Os distribuidores de adubo líquido foram entregues para prefeituras que decretaram situação de emergência devido às estiagens de 2011 e 2012. O investimento de R$ 2.289.369,42 faz parte das ações do Programa Água para o Campo, contemplado pelo Pacto por Santa Catarina.

O prefeito Orso avaliou positivamente a iniciativa do Governo do Estado. “Não podemos ir contra o ciclo natural das águas. Precisamos estar prevenidos para épocas de estiagem. Esse equipamento, acoplado a um trator agrícola, pode fazer o transporte de água em casos de emergência, sendo possível o acesso à locais onde caminhões não conseguem chegar. Outra iniciativa anunciada e que aguardamos ansiosamente, é com relação a construção de cisternas de 500 mil litros. Xaxim será beneficiado e será mais uma possibilidade que estaremos disponibilizando aos nossos produtores. Dessa maneira, estaremos preparados para quando as estiagens chegarem,” afirmou.

O Secretário de Agricultura e Meio Ambiente, Claudir Minski, destacou que o equipamento poderá ser usado o ano todo. “Em períodos de seca podemos usar para o transporte de água e em outras épocas fazer a distribuição do adubo líquido. Pela praticidade, o equipamento será muito útil para nosso município,” finalizou.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial