Proerd forma cerca de 400 crianças em Xaxim

Xaxim – O Governo Municipal através da Secretaria de Educação e Cultura, juntamente com a Polícia Militar realizou na noite da última segunda-feira (1), a formatura de aproximadamente 400 alunos que participaram das ações do Proerd (Programa Educacional de Resistência as Drogas). O programa criado e desenvolvido pela Polícia Militar foi realizado com os alunos do 5º ano do Ensino Fundamental.

De acordo com o Secretário de Educação e Cultura, Gildomar Michelon, o trabalho foi realizado com 21 turmas das escolas estaduais, municipais e particular do munícipio. O Proerd tem como missão educar crianças, reunindo os esforços da família, polícia e escola, fortalecendo a autoestima e apresentando um modelo positivo de vida. Tendo como finalidade evitar que crianças e adolescentes em fase escolar iniciem o uso das diversas drogas existentes na sociedade, o programa busca despertar nas crianças e adolescentes a consciência para este problema e também para a questão da violência, assim como preparar os pais no intuito de oferecer sustentação aos filhos acerca do problema das drogas.

O Vice-prefeito do município, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes, destaca a importância da realização do Programa Educacional. “É com muita satisfação que realizamos este programa que havia sido reivindicado não só pelas escolas, mas também pela Polícia Militar do município. Agradecemos ao esforço do Executivo Municipal, ao Poder Legislativo e as Escolas, pelo apoio que nos deram para que conseguíssemos colocar em pratica o Proerd, programa que é de suma importância para a prevenção da criminalidade e da violência em nosso município”, destaca Diniz.

Há quatro anos o Proerd não era realizado nas escolas de Xaxim, porém, segundo o Tenente da Polícia Militar do município, Jeferson Cavalheiro, o programa foi interrompido em virtude da falta de efetivo na guarnição do município. “Em virtude da necessidade e eficiência desse projeto em Xaxim, nós reativamos o Proerd nesse ano de 2014, onde aproximadamente 400 crianças estiveram se formando nesta noite. O resultado da realização desse projeto será notada na adolescência dessas crianças. Com certeza todo o aprendizado que foi repassado permanecerá em suas mentes”, declara o Tenente Cavalheiro.

O programa através de suas lições, ensina aos alunos de forma simples, descontraída e lúdica. A iniciativa utiliza-se de diversos cenários pedagógicos, técnicas voltadas para a resistência às pressões impostas pelos companheiros e auxilia para que reflitam sobre a necessidade de dizerem ‘não’ às drogas e à violência.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial