Eventos culturais do Governo Municipal arrecadam cerca de 340kg de ração para cães e gatos

Xaxim – Na última terça-feira (2), o Governo Municipal, através do Departamento de Cultura, juntamente com a Adefax (Associação Defensora dos Animais de Xaxim), realizou a entrega de cerca de 340kg de ração arrecadados na semana “Expressões em Arte”, eventos organizados pelo Departamento de Cultura. Os alimentos para os animais foram entregues na casa de Dona Vanda, moradora do Bairro Guarany, que apoia a causa da Adefax recolhendo os cães que estão nas ruas do município. Atualmente, Vanda abriga na própria casa, cerca de 80 animais entre cães e gatos.

De acordo com a Gerente de Cultura do município e Presidente da Adefax, Daniela Silva, os eventos da Semana “Expressões em Arte”, são realizados no município desde o ano de 2009, onde várias causas já foram adotadas e nesse ano de 2014 a prioridade foi para os animais. “Todos os anos a Casa da Cultura realiza este evento em prol de alguma causa. Houve anos em que arrecadamos alimentos para serem doados a famílias necessitadas e também material de higiene. Esse ano, conversando com os professores da Casa e voluntários da Associação, decidimos adotar a causa dos animais, que é a única causa no município que não tem nenhum outro apoio, ela sobrevive somente com as ações e recursos do próprio bolso dos voluntários”, destaca Daniela.

A família de Dona Vanda, é acompanhada pela Adefax a cerca de oito anos, juntamente com seus voluntários contribuindo com a compra de alimento para os animais e material de higiene para a limpeza do local. Além disso, a Associação desenvolve trabalho nas escolas, repassando para as crianças a consciência que se deve ter em relação aos animais abandonados.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial