Governo de Xaxim desenvolve ações para garantir a saúde dos diabéticos

Xaxim – O Governo Municipal por meio da Secretaria de Saúde e da Estratégia de Saúde da Família (ESF) Alvorada, realiza um importante trabalho em prol da saúde dos pacientes diabéticos. Desde o mês de setembro ocorrem atividades com o “Grupo de diabéticos,” através de encontros mensais. Na última sexta-feira (28), ocorreu mais uma reunião na unidade.

O objetivo do grupo é a orientação em saúde e prevenção das complicações ocasionadas pelo diabetes. Participam e coordenam o grupo a Enfermeira Adriane Della Betta, a Médica Kaline Fillippi Chiella, além dos demais profissionais da equipe de saúde. No último encontro, a equipe trabalhou os cuidados com os pés e abordou a complicação do Diabetes Mellitus, que ocorre quando uma área machucada ou infeccionada nos pés desenvolve uma ferida. O aparecimento pode ocorrer quando a circulação sanguínea é deficiente e os níveis de glicemia estão mal controlados.

O Diabetes Mellitus (DM) é uma doença crônica que afeta muitas pessoas no mundo e ocorre pela falta de insulina ou pela incapacidade da insulina exercer adequadamente seus efeitos. A doença se caracteriza por altas taxas de açúcar no sangue (hiperglicemia) de forma permanente.

Conforme a Médica da Unidade, Kaline Chiella, a reunião do grupo também é um momento de descontração e troca de experiências entre os pacientes e a equipe. O próximo encontro do grupo será no dia 30 de janeiro, às 15h30, na unidade de saúde.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial