Abertura da programação de Natal reúne cerca de cinco mil pessoas em Xaxim

Xaxim –  Momentos de confraternização e alegria, numa noite bonita de temperatura agradável. Foi assim a noite do último sábado (6), quando aconteceu na Praça Frei Bruno, a abertura da programação natalina e a inauguração das luzes. O evento reuniu cerca de cinco mil pessoas.

A cerimônia iniciou com a chegada de helicóptero, do Papai Noel do Brasil, que desfilou de trenó, desde o estacionamento da Igreja Matriz São Luiz Gonzaga, por um trecho da Av. Plínio Arlindo de Nês, até o palco na praça. Acompanhou o Papai Noel no trenó, o Vice-Prefeito, Dr. Luis Felipe Diniz Fagundes.

No palco, o Papai Noel foi recepcionado pelo Prefeito Idacir Antonio Orso, a primeira dama, Diná Orso, e a equipe de governo. Depois de pronunciamentos oficiais, o Prefeito declarou inaugurada a iluminação natalina e passou a palavra para o Papai Noel do Brasil, que deixou uma mensagem de paz e amor aos xaxinenses. Após a cerimônia, o Papai Noel do Brasil atendeu crianças e adultos até a meia noite, na casinha do Papai Noel. No palco, a programação seguiu com show de moda de viola.

O Governo Municipal, através dos profissionais do Departamento de Cultura, demais servidores e voluntários, não mediu esforços para preparar a decoração e programação natalina.  “Agradecemos de coração todos que nos ajudaram e contribuíram para a elaboração dessas festividades. Nosso muito obrigado a toda equipe de eletricistas do Departamento de Serviços Urbanos, aos professores e alunos das escolas. Também registramos a dedicação do Departamento dos Idosos, através da nossa Primeira Dama, Diná Orso, que esteve conosco trabalhando, além dos voluntários da comunidade. Obrigado a todos que nos apoiaram nesse período”, destaca a Gerente de Cultura, Daniela Silva.

Programação

A programação organizada pelo Governo Municipal prossegue até o dia 23 de dezembro. Todas as noites, das 20h até às 22h, o Papai Noel recepcionará os visitantes na casinha montada na Praça Frei Bruno. O bom velhinho também fará passeios de trenó, distribuindo balas e doces, pelo centro e bairros da cidade.

No dia 13 de dezembro, às 20h, acontecerá na praça, um grande show de patinação artística e manobras radicais com bicicletas. Já no dia 20, também às 20h na praça, será realizado um espetáculo musical apresentado por professores e alunos da Casa da Cultura.

A iluminação natalina, na praça e Av. Plínio Arlindo de Nes (do trevo de entrada da cidade, até a escola Neusa Massolini), permanecerá encantando visitantes, até o dia 06 de janeiro.

Apoio

Neste ano a programação organizada pela Prefeitura de Xaxim, conta com o apoio de várias entidades e empresas, como a CDL. A entidade, que desenvolve a campanha “Juntos fazemos o Natal,” criou camisetas alusivas à comemoração. Além de trabalhadores do comércio, funcionários públicos também aderiram à campanha e estão usando as camisetas neste período.

Também colaboram com a programação natalina a ACIAX, ATRAX (Associação dos Transportadores de Xaxim), Aurora e meios de comunicação do município, à exemplo da Rádio Cultura que coordena a campanha “Adote uma cartinha,” que visa buscar voluntários para atender ao pedido de crianças.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial