Setor de Endemias de Xaxim é destaque no combate ao mosquito da dengue

Xaxim – O Governo Municipal através da Secretaria de Saúde e do Departamento de Vigilância Sanitária não mediu esforços durante o ano para o combate ao mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Somente neste ano foram realizadas 9.912 inspeções em imóveis e inspecionadas 3.168 armadilhas. O processo ocorre semanalmente em residências, no comércio e nos postos de saúde.

A equipe da Vigilância Sanitária que realiza o trabalho é composta pelo Coordenador do Programa da Dengue Mauro José Pertuzzatti e pelas Agentes de Endemias Adriane Dall Agnol, João Vilmar de Barros, Isabela Giordani, Neivalda Giachini, Silvana Maria Vega e Silvana Veloso dos Santos. Ainda compõe o quadro de funcionários, a Fiscal Sanitarista Salete da Fonseca Covatti e Alexandra Bianchet, do Administrativo.

Somente em pontos estratégicos, os profissionais realizaram em 2014, 792 inspeções, como em ferros-velhos, cemitérios, borracharias, chapeações, floriculturas e ferragens. As inspeções ocorriam a cada 15 dias. Conforme o Diretor Mauro José Pertuzzatti, o problema do município é o lixo e pneus jogados a céu aberto.

Agentes de Endemias monitoram os focos da Dengue

Em Xaxim, os Bairros Alvorada, Bela Vista, Guarani, Primavera, Dr. Ari Lunardi, Centro, Germânico, Frei Bruno e Santa Terezinha, são áreas com foco do mosquito da Dengue, onde são realizadas atividades de inspeções e tratamento pelas Agentes de Endemias. Conforme dados da Vigilância Sanitária, o município está com 170 focos do mosquito da Dengue (Aedes Aegypti). Até o momento foram coletadas 1.116 larvas e 22 mosquitos adultos. O laboratório que faz a identificação das larvas é o LACEN, de Chapecó.

Em Xaxim, já foram realizadas três Pesquisas Vetoriais Especiais (PVE´s), em casos de suspeita da doença. Outro trabalho realizado pela equipe de Agentes de Endemias é o Levantamento de Índice Rápido (LIRa), realizado em um período de cinco dias, que demonstra o grau de infestação do mosquito da dengue. O município não apresenta nenhum caso com a doença.

Ações mobilizaram a população

Entre as ações da Vigilância Sanitária estiveram visitas aos Centros de Educação Infantil (Ceims), às escolas, faculdades e ao Cejax. Nas visitas foram distribuídos mais de seis mil exemplares de jornais informativos com o tema “Epidemias de Verão: A ameaça dos mosquitos”. Também foram distribuídos convites aos pais para participarem de palestra, sobre o mesmo tema, que ocorreu na noite desta terça-feira (16), no Clube Xaxinense. No evento esteve presente Elizandra Schoenardie, bióloga da Secretaria de Saúde do Estado de Santa Catarina e Supervisora o Programa Nacional de Controle da Dengue e de Zoonoses da Gerência Regional de Xanxerê. Na oportunidade foi discutido sobre os problemas socioambientais e a importância de ações que garantam a proteção ambiental e que previnam a incidência de mosquitos transmissores de doenças.

Outra importante ação foi a confecção e distribuição de mais de 20 mil folders com o tema “Xaxim contra a Dengue”, além dos materiais recebidos do Estado, com mais de dois mil folders e 60 jogos de tabuleiro sobre “O certo e o errado na dengue”.

Patrícia Vanzin – Jornalista
Departamento de Comunicação e Cerimonial