Secretaria de Saúde inicia a vacinação contra a influenza na próxima segunda (17)

A partir de segunda-feira (17), a Secretaria Municipal de Saúde de Xaxim, inicia a 19ª Campanha Nacional de Vacinação conta a influenza, a qual se estenderá até o dia 19 de maio. O dia ‘D’ da Campanha acontecerá no dia 13 maio. Nesta data, as ESF’s Ari Lunardi, Guarany, Santa Terezinha, Primavera, Alvorada/Frei Bruno, Chagas e Diadema atenderão das 08h às 17h, sem fechar ao meio dia.

Entre o período de 17 e 24 de abril serão vacinadas apenas as pessoas com 60 anos ou mais e os portadores de doenças crônicas não transmissíveis e outras condições clínicas especiais. No dia 24 de abril inicia a vacinação os demais públicos: crianças maiores de 6 meses e menores de 5 anos; gestantes; puérperas (45 dias após o parto); trabalhadores da saúde; povos indígenas; população privada de liberdade; *funcionários do sistema prisional; e professores atuantes e com vínculo em escolas das redes pública e particular.

Segundo a Enfermeira responsável pela Imunização, Elizete de Souza, a vacinação será oferecida gratuitamente em todas as ESF’S para os idosos e portadores de doenças crônicas e os demais públicos receberão as doses na sala da vacinação, localizada junto ao ESF Central. “O objetivo é reduzir as complicações, as internações e a mortalidade decorrentes das infecções pelo vírus da influenza, na população alvo para a vacinação. Solicitamos a todos os munícipes que apresentem o cartão SUS e de vacina no momento da imunização”, observa.

A Secretária Municipal de Saúde, Leni Coelho Granzotto destaca que no município, aproximadamente sete mil pessoas devem ser imunizadas. “A partir da próxima semana, nossas equipes estarão preparadas para receber os grupos prioritários para a imunização. É importante que todas as pessoas preconizadas compareçam na sua ESF de referência para receber a vacina. A nossa meta é vacinar pelo menos, 90% do público-alvo”, ressalta a Secretária.

Jornalista Meriana C. Peri

Chefe de Gabinete do Prefeito