Governo de Xaxim promove VIII Conferência Municipal de Assistência Social

Profissionais da Assistência Social, autoridades e integrantes da comunidade participaram da VIII Conferência Municipal de Assistência Social nesta quarta-feira (7), no Centro de Múltiplo Uso. O objetivo do evento foi refletir a Garantia de Direitos no Fortalecimento do Sistema Único de Assistência Social (SUAS). A Conferência foi promovida pela Administração Municipal de Xaxim por meio da Secretaria de Assistência Social e Habitação e Conselho Municipal de Assistência Social.

Durante a manhã foram realizados os pronunciamentos oficiais, palestra magna, definições dos grupos de trabalho e a apresentação dos eixos temáticos. No período da tarde foram reunidas as propostas e escolhidos os delegados que representarão o município na XI Conferência Estadual de Assistência Social.

De acordo com o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort a Conferência é uma oportunidade para aperfeiçoar o SUAS e garantir a participação da comunidade xaxinense nesse processo. “A Assistência social do município não é apenas um órgão que decide e aplica sem a participação da comunidade. Queremos reunir sugestões, entender as necessidades e aperfeiçoar esse trabalho. Nossa meta é valorizar os profissionais e qualificar os serviços visando o compromisso com a coletividade”, salientou o Prefeito.

A Diretora Municipal de Assistência Social e Habitação, Eliete Gabiatti, frisou a importância da participação da sociedade na Conferência Municipal. “Esses momentos de debates são fundamentais para que a população conheça os seus direitos, saiba como está organizada a Política Municipal de Assistência Social e de que maneira pode acessá-la”, explanou Eliete.

Conforme a Presidente do Conselho Municipal de Assistência Social, Josete Carina Percio, a Conferência foi um momento importante para debater os avanços obtidos desde a última edição. “Estamos garantindo e fortalecendo os direitos neste espaço de discussão e análise da política da Assistência Social. Estamos satisfeitos com o número de participantes e vamos levar agora nossas prioridades para a Conferência Estadual”, pontuou Josete.

Jornalista Meriana C. Peri

Assessora Especial de Gabinete