Secretaria de Assistência Social lembra Dia de Combate ao Trabalho Infantil com palestra-show para cerca de dois mil alunos

Com o objetivo de marcar o Dia de Combate ao Trabalho Infantil, lembrado em 12 de junho, a Secretaria de Assistência Social e Habitação em parceria com a Secretaria de Educação promoveu uma palestra-show para estudantes de 10 a 17 anos das escolas municipais e estaduais. O evento foi realizado na segunda-feira (12) e terça-feira (13), no Centro de Múltiplo Uso e reuniu aproximadamente dois mil alunos.

A palestra foi acompanhada pela Diretora Geral da Assistência Social, Eliete Gabiatti e pelo Vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza. A apresentação foi realizada por Vilson Cechetti e Deivid Freitas que abordaram de forma lúdica, temas como exploração do trabalho infantil, desenvolvimento da criança e adolescente, permanência na escola e diferença entre tarefas e trabalhos. Também abordaram conceitos de projetos de vida e o fortalecimento da educação.

Conforme Eliete Gabiatti é fundamental debater o que é trabalho infantil, além de buscar estratégias no reforço ao combate da exploração e trabalho precoce de crianças e adolescentes. “Muitos pensam que ajudar nas atividades domésticas é trabalho infantil, porém lembramos que a partir dos 14 anos o adolescente já pode trabalhar como jovem aprendiz. A Assistência Social tem buscado abordar corretamente a temática por meio de outdoors espalhados por toda a cidade, chamando a atenção para a questão do Trabalho Infantil ser crime e o envolvimento da família e da sociedade nessa causa”, salientou Eliete.

De acordo com o Vice-prefeito, Adriano Bortolanza, é preciso incentivar as crianças e adolescentes na busca de ideais. “Tenho um filho que vai completar sete anos e quero que ele permaneça morando perto de mim. Para isso, a cidade tem que oferecer esse suporte. Tudo o que fazemos para o bom desenvolvimento das crianças e adolescentes tem consequências e esperamos que sejam positivas. Visamos transformações na sociedade e isso começa com os mais jovens almejarem um bom futuro e contarem com o apoio dos pais, família, escola para fortalecer esse suporte”, frisou.

Meriana Chemin Peri
Assessora Especial de Gabinete