Secretaria de Educação e Cultura realiza Festival da Canção em Xaxim

Com o objetivo de promover intercâmbio musical nas escolas, em empresas e instituições religiosas, além de revelar novos talentos e incentivar artistas locais, a Secretaria de Educação e Casa da Cultura de Xaxim realizam o “Festival da Canção Estudantil e Municipal”. O evento contará com premiação em dinheiro e premiará também o vencedor adulto com a gravação de um CD.

Poderão inscrever-se no Festival, alunos da rede Municipal e Estadual de Xaxim que frequentem o Ensino Fundamental, Médio ou Cejax. Também podem participar funcionários de empresas ou representantes de instituições religiosas. Crianças de seis a 10 anos devem inscrever-se na categoria A. Na categoria B podem participar interessados de 11 a 15 anos. E na categoria C, acima de 15 anos, ou que frequentem o Cejax, funcionários de empresas ou representantes de instituições religiosas. Os gêneros musicais serão Música Popular Brasileira (MPB), Pop Rock, Gospel ou Regionalista. Serão permitidos somente cantor solo ou duplas.

As unidades escolares ficarão responsáveis pela realização de eliminatórias internas e pela indicação de um representante por categoria até o dia 30 de setembro. As inscrições da etapa escolar serão realizadas no período de 1º a 11 de agosto. Os alunos precisam estar matriculados e com frequência escolar desde o início do ano letivo. O regulamento da etapa seletiva para empresas, instituições religiosas e Cejax será divulgado nos próximos dias.

A final do festival será no dia 14 de novembro, no Clube Recreativo Xaxinense a partir das 14h por ordem de categoria, iniciando pelos mais novos. Três jurados serão os responsáveis pela avaliação dos candidatos baseados nos critérios de ritmo, afinação, dicção e interpretação. Os finalistas receberão troféu e os primeiros colocados das categorias A e B receberão R$ 300. Os segundos colocados R$ 200 e os terceiros RS 100 cada. Na categoria C, o vencedor receberá R$ 500 mais a gravação de um CD. O segundo colocado da categoria C receberá R$ 500 e o terceiro R$ 300.

Informações adicionais podem ser obtidas na Casa da Cultura de Xaxim no telefone 3353-8220.

Jornalista Meriana C. Peri

Assessora Especial de Gabinete