Município de Xaxim receberá unidade móvel do Projeto SESC Saúde Mulher

Com o objetivo de promover a saúde preventiva e oferecer projetos gratuitos que proporcionem saúde e bem-estar aos xaxinenses, o município de Xaxim receberá no mês de outubro a unidade móvel do projeto SESC Saúde Mulher II. Com a finalidade de oferecer exames de mamografia digital e Papanicolau para rastrear e prevenir o câncer de mama e de colo de útero das mulheres com faixa etária preconizada pelo Ministério da Saúde, a unidade móvel permanecerá por 24 dias úteis no município.

Os atendimentos estão previstos para iniciar no dia 30 de outubro e terminar em 01 de dezembro. A estimativa é que sejam realizados 589 exames de mamografia e 668 exames de Papanicolau, além de mais de 2.000 atendimentos em educação em saúde.

O contrato de prestação de serviços foi assinado na tarde de ontem (07) pelo Prefeito Lírio Dagort e pela Gerente do SESC em Concórdia, Ketiny Karen Variza Sehn. A assinatura foi acompanhada pela Secretária Municipal de Saúde, Leni Coelho Granzotto, pelo Secretário de Administração Geverson Giacomelli e pelo Secretário de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon. Na oportunidade, o Prefeito ressaltou que este é mais um grande projeto que vem para atender a comunidade e que o objetivo da Administração é o de zerar a fila de espera por mamografias em Xaxim.

“Estamos muito felizes com a vinda de mais um dos projetos do SESC que gratuitamente atenderá as mulheres xaxinenses e realizará os exames de mama e de colo do útero. Nossa estimativa é de zerar a fila de espera e proporcionar comodidade às xaxinenses, já que elas não precisarão se deslocar até outros municípios para realizar as mamografias. Nossa meta é o de cuidar das pessoas e esta é mais uma ação que a Administração buscou para garantir a saúde e qualidade de vida das mulheres do nosso município”, ressaltou Dagort.

Durante o período em que a carreta permanecer no município serão oferecidos exames de mamografia para mulheres com a faixa etária de 40 a 69 anos e exames de Papanicolau para mulheres de 25 a 64 anos e ainda para aquelas fora da faixa etária que possuírem histórico familiar ou requisição médica.  As ações de educação em saúde serão desenvolvidas para toda a comunidade xaxinense.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete