Município de Xaxim receberá Censo Agro 2017 a partir de outubro

A Comissão Municipal de Geografia e Estatística (CMGE) da Prefeitura de Xaxim se reuniu com membros do Instituto Brasileiro de Geografia e Estatística (IBGE) na tarde desta terça-feira (08) na sala de reuniões do Executivo Municipal para planejar e reforçar ações do Censo Agro 2017. Além disso, essa primeira reunião, que foi coordenada por Cristiane Lazzarin, do Instituto Brasileiro, visou informar as autoridades sobre como e quando será feito o trabalho no campo e reconhecer a equipe do IBGE, assim como garantir a total cobertura do território xaxinense e a qualidade dos dados coletados.

Ajudar o IBGE a obter postos de coleta, locais de treinamento e contribuir com a divulgação social do Censo Agro 2017 também são objetivos da Comissão que auxiliará a equipe do IBGE no Censo Agropecuário, Florestal e Aquícola. A organização nacional visitará, entre o dia 1º de outubro deste ano e 28 de fevereiro de 2018, todos os estabelecimentos agropecuários do Brasil; investigará o que, onde, quanto e como o país produz; averiguará, por exemplo, os níveis de produção de alimentos e da criação animal, as áreas cultiváveis e as condições do trabalho no campo; e servirá para planejar e definir políticas públicas mais adequadas a esse importante setor da economia.

De acordo com estimativas do IBGE, na área da agência de Chapecó são mais de 12 mil estabelecimentos, destes, mais de 1293 são de Xaxim, onde serão feitas coletas em 34 setores. O posto de coleta de Xaxim será sediado em Xanxerê, junto à Epagri, onde outros seis municípios também estão subordinados: Xanxerê, Faxinal dos Guedes, Vargeão, Lajeado Grande, Marema e Entre Rios.

Jornalista Janquieli Ceruti