Comitiva Xaxinense conhece projetos de referências em apicultura na Bahia

Nesta semana, de 14 a 16, o Vice-prefeito de Xaxim, Adriano Bortolanza, acompanhado do Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Volnei Dervanoski, e o presidente da Associação dos Produtores Apícolas de Xaxim (Apax), Diego Foppa, estiveram no município de Itabuna, na Bahia, onde acompanharam o lançamento do projeto “Itabuna, Cidade Amiga das Abelhas”, desenvolvido pela Administração daquele município, e ainda conheceram o projeto “Abelha Rainha”, da Comissão Executiva do Plano da Lavoura Cacaueira (Ceplac).

A comitiva foi recepcionada pelo Prefeito de Itabuna Fernando Gomes e pelos pesquisadores Edinei Magalhães e René Raul Vale, que estudam o melhoramento das colmeias há mais de vinte anos. Durante os três dias, os xaxinenses conheceram tecnologias e práticas para melhorar a qualidade e aumentar a quantidade da produção anual de mel. Conforme o Vice-prefeito, os dois projetos trouxeram inspiração para introduzir na produção em Xaxim.

“Em Itabuna, conhecemos dois projetos muito inovadores no que se refere à apicultura e fomos muito bem recebidos pela equipe da administração e pelos pesquisadores. Vimos práticas que são referência e, em breve, temos a intenção de trazer os pesquisadores para Xaxim para repassarem algumas técnicas de melhoramento aos nossos apicultores. Nossa intenção é a de aumentar ainda mais a produção de mel, que hoje chega a 60 toneladas/ano em nosso município e este foi um grande passo para que isso possa ser realidade em breve”, ressaltou Bortolanza.

O Presidente da Apax expôs que “a viagem foi muito válida, pois estreitamos laços e relações com os pesquisadores para o melhoramento genético das colmeias e abrimos espaço para desenvolvermos pesquisa na área de controle de doenças que acometem as abelhas. Toda essa troca de experiência foi muito importante para incrementar ainda mais a apicultura xaxinense” finalizou.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete