Município de Xaxim realiza primeira reunião do Projeto SESC Saúde Mulher II

Muito aguardado pela Prefeitura de Xaxim e Secretaria de Municipal de Saúde, o Projeto SESC Saúde da Mulher está previsto para começar a funcionar em Xaxim no próximo dia 30 de outubro e seguir até 1º de dezembro. Na manhã desta segunda-feira (21), a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria de Saúde, reuniu agentes de saúde e enfermeiras no auditório das Secretarias, na antiga Unochapecó, para afinar o planejamento das atividades que beneficiarão as xaxinenses. Na unidade móvel do Projeto SESC Mulher II serão ofertados gratuitamente exames de mamografia digital e Papanicolau para rastrear e prevenir o câncer de mama e de colo de útero.

Nos 24 dias úteis em que a unidade móvel permanecerá no município, mulheres com idades entre 25 e 64 anos poderão fazer o exame de Papanicolau, que também estará disponível para àquelas fora da faixa etária definida pelo Ministério da Saúde, mas que possuírem histórico familiar ou requisição médica. A partir dos 40 e até os 69 anos, as xaxinenses também poderão fazer o exame de mamografia.

De acordo com a Secretária de Saúde, Leni Coelho Granzotto, a estimativa é de que sejam realizados 789 exames de mamografia e 668 exames de Papanicolau, além de mais de 2 mil atendimentos em educação em saúde. “Essa primeira reunião serviu para nortear a equipe sobre como irão funcionar os trabalhos nestes 24 dias úteis no município. O objetivo da Administração com mais esse projeto oferecido pelo SESC é o de zerar a fila de espera por mamografias em Xaxim”, expôs.

Jornalista Janquieli Ceruti