Eliminatórias para o Festival da Canção de Xaxim seguem até 30 de setembro nas escolas

Vencedores serão premiados com troféus, valores em dinheiro e gravação de CD

As inscrições para o Festival da Canção de Xaxim seguem aceleradas no município. Todas as escolas já foram visitadas pela equipe da Casa da Cultura e agora elas têm até 30 de setembro para entregar as fichas de inscrições e também os dados do campeão de cada instituição. Nas empresas, a Gerente de Cultura Jucilei Rossoni destaca que já foram realizadas a maioria das visitas. “Convidamos os empresários e funcionários a integrar o Festival e estamos tendo um retorno muito positivo. Lembro que se alguém que, por ventura, não foi visitado e queira participar basta ir até a Casa da Cultura e buscar mais informações”, destacou.

As igrejas do município de Xaxim também estão convidadas para o Festival da Canção. De acordo com a Gerente de Cultura, está marcado para o dia 28 deste mês um encontro com todos os líderes de igrejas xaxinenses na Câmara de Vereadores. A partir das 19h30, o vereador Juliano do Prado de Lima entregará os editais do concurso.

A iniciativa da Secretaria Municipal de Educação e Cultura com o apoio da Prefeitura de Xaxim oferece oportunidade para diferentes idades e perfis divididos em três categorias e premiação para os melhores colocados em cada uma delas. Conforme Jucilei Rossoni, o ensaio preparatório será no dia 13 de novembro, no Clube Recreativo e Cultural Xaxim, com a Banda Mercosul. Já no dia 14 de novembro será realizada, no mesmo local, a grande final nos três períodos do dia. Ao término das apresentações serão definidos três campeões por categoria, sendo nove vencedores no total.

De acordo com a Coordenadora de Projetos Culturais, Clesi Ana Barrionuevo Brandielli, o Festival da Canção visa “incentivar a cultura e dar oportunidade a novos talentos. Considero indispensável para que possamos resgatar, através da música, a sensibilidade nas pessoas”, ressaltou.

INSCRIÇÕES

Crianças de seis a dez anos podem inscrever-se na categoria A; crianças e adolescentes de onze a quinze anos encaixam-se na categoria B; e a C é para quem tem acima de quinze anos, é do Centro de Educação para Jovens e Adultos de Xaxim (Cejax) ou relacionado a empresas ou instituições religiosas. Todas as inscrições serão realizadas dentre os seguintes gêneros: MPB; Pop Rock; Gospel; e Regionalista.

As inscrições serão gratuitas mediante preenchimento da ficha de inscrição assinada pelo diretor da unidade escolar, mas é fundamental que o candidato esteja frequentando a escola desde o início deste ano letivo. Para os adultos, não vinculados a escolas, é imprescindível que estejam contratados por alguma empresa do município de Xaxim.

ELIMINATÓRIAS

Cada escola, empresa ou instituição religiosa realizará eliminatórias internas até o dia 30 de setembro e indicará apenas um candidato ou dupla por categoria.

FINAL

Passadas as eliminatórias, as inscrições para a etapa final seguem até o dia seis de outubro. Em todas as etapas, serão observados o ritmo, a afinação, a dicção e a interpretação do candidato.

PREMIAÇÃO

Serão premiados o 1º, 2º e 3º lugar de cada categoria. Na etapa final, o primeiro colocado da categoria A receberá R$ 300; o 2º terá direito a R$ 200; e o 3º a R$ 100. Na categoria B, o primeiro colocado receberá R$ 300; o 2º terá direito a R$ 200; e o 3º a R$ 100. Já na C, o 1º colocado ganhará a gravação de CD; o 2º receberá R$ 500; e o 3º terá direito a R$ 300, além de troféu para todos os finalistas. Outras informações podem ser obtidas na Casa da Cultura de Xaxim.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa