Defesa Civil organiza primeira etapa do Plano de Contingência Municipal de Xaxim

Com o objetivo de planejar e discutir as etapas de elaboração do Plano de Contingência Municipal, a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil de Xaxim realizou na tarde de ontem (21) uma reunião de apresentação do Plano de Contingência. A reunião contou com a presença do Coordenador Regional de Defesa Civil Luciano Peri, que apresentou as etapas e explanou como deverá funcionar o plano de contingência municipal.

Participaram da reunião o Coordenador Municipal da Defesa Civil, Nadir Chiodi, o Secretário de Administração, Geverson Giacomelli, representantes do Corpo de Bombeiros Militar, da Secretaria Municipal de Saúde, Assistência Social e Habitação, representantes do Departamento de Infraestrutura, CASAN, Vigilância Sanitária, além de representantes de empresas e entidades do município.

Na oportunidade, Peri destacou a importância da elaboração do plano municipal para orientar as ações de preparação e resposta a um determinado cenário de risco, caso o evento adverso venha a ocorrer. “O plano municipal conta com a preparação, que é o conjunto de ações desenvolvidas pela comunidade e pelas instituições governamentais para minimizar os efeitos dos desastres e compreende também a elaboração prevendo diversas hipóteses de desastres, e a atuação nas fases de resposta e reconstrução. Esse plano deve ser realizado antecipadamente pelos municípios para otimizar as atividades de resposta”, frisou o Coordenador Regional.

A Coordenadoria Municipal de Defesa Civil deverá concluir a etapa de cadastramento das informações até o final do mês de setembro.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora Especial de Gabinete