Professores xaxinenses participam de formação do PNAIC

O Pacto Nacional pela Alfabetização na Idade Certa (PNAIC) é um compromisso formal assumido pelos governos Federal, Estadual e Municipal de assegurar que todas as crianças estejam alfabetizadas atéos oito anos de idade, ao final do 3º ano do Ensino Fundamental. Para preparar os professores dentro das coordenadas do Pacto, a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, oferta desde o dia quatro deste mês uma formação específica dentro dos parâmetros nacionais. Serão 60 professores que frequentarão as aulas até dezembro, nas dependências da Escola Básica Municipal Dom Bosco, num total de 100 horas de aprendizado e aperfeiçoamento.

De acordo com a Orientadora de Estudos e Coordenadora do Programa, Sonia Maria Priori, estão previstas durante a formação a elaboração e aplicação de sequências didáticas, que serão direcionadas pelas formadoras Erli Rozi Mibach – que trabalha com as alfabetizadoras – e Marelice Sonaglio – que trabalha com os professores da Educação Infantil.

Em 2017, o foco das ações do Pacto serão os estudantes da pré-escola e do Ensino Fundamental, uma responsabilidade compartilhada no alcance do direito da criança de escrever, ler com fluência e dominar os fundamentos da Matemática no nível recomendável para cada idade.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa