Projeto Sacola do Brinquedo integra família e escola de crianças da Rede Municipal de Ensino de Xaxim

Proporcionar momentos de alegria, de diversão e despertar o imaginário infantil por meio da viagem pelo mundo da imaginação são objetivos do Projeto Sacola do Brinquedo que a Prefeitura de Xaxim, através da Secretaria Municipal de Educação e Cultura, realiza nos Centros de Educação Infantil (Ceims) e nas escolas da Rede Municipal de Ensino.

Os pequenos, de zero a cinco anos, levam para casa uma sacola com um fantoche de pelúcia e um caderno de registro para que as famílias interajam e tornem mágico o momento de brincadeiras, dando asas à imaginação, o que traz benefícios ao desenvolvimento e à aprendizagem. Em casa, a criança e a família podem vivenciar inúmeras situações com o fantoche a exemplo do brincar, dormir com ele, levá-lo para passear na casa de amigos, parentes e espaços comerciais.

Através do brincar a criança aprende, experimenta o mundo, possibilidades, relações sociais, elabora sua autonomia de ação e organiza emoções. No caderno que acompanha o fantoche, a família realiza o registro de maneira simples do que a criança expressa com as brincadeiras. Na escola, as crianças que já possuem a fala desenvolvida relatam a experiência vivenciada com o fantoche e a professora faz a leitura do relato feito pela família no caderno para a turma.

Jornalista Janquieli Ceruti

Municipio de Xaxim