Alunos do Ceim Prosperina Folle cultivam sustentabilidade no quintal da escola

As crianças do Ceim Prosperina Folle, no Bairro Alvorada, em Xaxim, aprenderam na prática o cultivo de verduras e flores. Por meio do Projeto “Plantas”, os alunos das turmas de Infantil II e Infantil III manusearam mudas de hortaliças e flores, colocaram a mão na terra, e participaram do processo de confecção e pintura dos vasos com garrafas pet. O objetivo da iniciativa é de reconhecer a importância das plantas em nossa vida e suas diversas utilidades, proporcionando o estudo e atividades que reafirmam essa visão ambiental e sustentável.

O projeto Plantas teve início no mês de agosto e vem sendo trabalhado por todas as áreas específicas da unidade escolar. Os paletes de madeira viraram um jardim vertical, e o canteiro das hortaliças feito com garrafas pet recicláveis esbanja cores e formato de flor na intenção de atrair os olhares e aguçar a imaginação dos pequenos. Essa prática pedagógica foi idealizada pelas professoras Lucimara Ferrari e Monik M. Girotto. No entanto as atividades não envolveram apenas as aulas de Artes Visuais e Educação Física, mas toda a comunidade escolar, iniciando-se pela mobilização dos familiares nas doações de garrafas pet, e dos demais profissionais e direção que apoiaram a iniciativa para a concretização do projeto, o qual tem sido uma forma de aprendizado sustentável e criativa.

Através da prática, o projeto procurou buscar o desenvolvimento de um espaço interdisciplinar e de motivação concreta para os alunos. Para a confecção dos terrários, foram utilizadas garrafas pet pintadas e decoradas pelas crianças, terra adubada e mudas de flores. Para a construção do canteiro de hortaliças os alunos encheram as garrafas pet com água e corante alimentício. O plantio ocorreu de maneira coletiva no parque da escola onde as turmas participaram na plantação das mudas enchendo os reservatórios com a terra e com o auxílio das professoras fizeram a plantação e cuidados como a irrigação diária.

 

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa

Município de Xaxim