Viveiro Municipal de Xaxim inicia produção de mudas de flores e de frutas de verão

Mudas de hortaliças, de flores e de árvores nativas serão cultivadas o ano todo no Viveiro Municipal de Xaxim. Com o início da primavera e aproximação do verão, as espécies foram escolhidas de acordo com as peculiaridades da estação mais quente do ano. No canteiro de flores, a produção média mensal de 50 mil mudas contará com mudas de tagete, vinca e amor-perfeito. Já no de temperos, hortaliças e frutas, serão produzidas cerca de 12 mil mudas mensais entre sálvia, melão, melancia, chicória, beterraba, repolho, alface, salsa e cebolinha. No terreno das árvores nativas há mudas de ipê, cabriúva, angico, vassourão, louro e tarumã.

Localizado no Bairro Primavera, nas proximidades do Centro de Múltiplo Uso, os trabalhos no Viveiro contam com a coordenação da equipe da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente. De segunda a sexta-feira, o grupo de profissionais trabalha para produzir mudas de qualidade para alimentar os xaxinenses e embelezar a cidade e o interior.

Conforme o Técnico em Agropecuária e Responsável pelo Viveiro Municipal, Luiz Fernando Corona, “a produção é voltada às creches e escolas do município, que cultivam as hortaliças nos canteiros das unidades de ensino. Quanto às flores, a produção se destina ao embelezamento da cidade, através do projeto Xaxim Colorido, mas também atende à demanda da comunidade quando essa procura pelas mudas” destacou Luiz Fernando.

Para o Prefeito Lírio Dagort, o Viveiro é uma das formas encontradas pela Administração Municipal para cuidar das pessoas. “Oferecemos mais do que mudas de verduras, de flores ou de árvores, nossa intenção é ofertar saúde e bem-estar por meio da natureza e da alimentação saudável. A reativação do viveiro e a implantação do Projeto Xaxim Colorido era um dos nossos objetivos e hoje é uma realidade em nosso município”, pontuou o Prefeito.

As mudas de hortaliças estão disponíveis para a comunidade de segunda a sexta-feira na sede da Secretaria de Agricultura e Meio Ambiente, no Centro. As mudas de flores e de árvores nativas também devem ser solicitadas nas dependências da Secretaria com a equipe técnica.

Jornalista Janquieli Ceruti