Secretaria Municipal de Saúde busca apoio para combate à Dengue em Xaxim

Reunião realizada nesta quinta-feira (09) serviu para elencar estratégias de prevenção ao mosquito

Para tratar da situação crítica que o município de Xaxim vive em relação aos focos do mosquito Aedes Aegypti, a Secretaria Municipal de Saúde e a Coordenação de Vigilância Epidemiológica Municipal realizaram na manhã desta quinta-feira (09 uma reunião com representantes do Poder Público Municipal, Câmara de Vereadores, clubes de serviço, imprensa local, Corpo de Bombeiros Militar e representantes das escolas municipais e estaduais. O evento foi realizado no auditório do prédio das Secretarias Municipais (antiga Unochapecó) e contou com mais de cem participantes.

Na oportunidade, a Secretária Municipal de Saúde, Leni Coelho Granzotto, informou todas as ações que a Secretaria vem realizando desde o início do ano para evitar a proliferação do mosquito e ressaltou que o Poder Público Municipal precisa do auxílio e da união de todos os munícipes para evitar que Xaxim sofra com uma epidemia de dengue. “A situação que estamos vivendo hoje é muito preocupante. Estamos com muitos focos em todo o território e precisamos da cooperação de todas as entidades e da população xaxinense para combater o mosquito e evitar uma epidemia em nosso município. É necessário que a população se conscientize, que limpe seu terreno, suas calhas e que, principalmente, cuide dos locais que contêm água parada em suas residências” frisou.

Na sequência, a Coordenadora da Vigilância Epidemiológica, Enfermeira Elisete de Souza, fez a apresentação dos dados, onde o município está com índices de 9,1 de infestação e ressaltou o trabalho intensificado que as agentes de endemias vêm realizando e, ainda, o trabalho da Sala de Situação do município. “O cenário é muito preocupante. Estamos a um passo de uma epidemia de dengue para dezembro e janeiro, que são os meses mais quentes do ano e propícios para que o mosquito se aloje. Precisamos da colaboração de todos. Temos muitas dificuldades em adentrar em algumas residências, pois alguns moradores não permitem que as agentes façam o trabalho”, alertou.

Na oportunidade, o Prefeito Lírio Dagort pediu a colaboração e o engajamento de todos para intensificar ao máximo as ações de prevenção. “Estamos contratando de forma emergencial 10 agentes de endemias para auxiliar neste importante trabalho, mas nós precisamos que cada munícipe faça a sua parte, deixando o lixo em local adequado e verificando locais que possam se transformar em criadouros. Nos próximos dias, vamos fazer novos mutirões com toda a equipe da Prefeitura e também das entidades envolvidas”, pontuou Dagort.

Ao término da reunião, foi criada uma comissão para coordenar um mutirão que deverá percorrer todo o município nos próximos dias. A reunião com a comissão será realizada nesta sexta-feira (10) e o mutirão será anunciado na próxima semana.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete