Cerca de 400 exames já foram feitos na Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher em Xaxim

No município desde o dia 31 de outubro, a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher segue atendendo as mulheres xaxinenses. Até o meio-dia desta quinta-feira (09), foram realizados 219 exames de mamografia e 174 exames de Papanicolau, além de centenas de atendimentos de orientação em saúde que, entre outros assuntos, abordou sobre as atribuições dos agentes comunitários de saúde, gravidez na adolescência e Doenças Sexualmente Transmissíveis (DST’s).

A estimativa do Sesc Saúde Mulher e da Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Saúde, é de que sejam realizados 727 exames mamografia digital e 727 citopatológicos – que já foram pré-agendados, além de 2.000 atendimentos em educação em saúde até o dia 1º de dezembro.

De acordo com a Enfermeira e Responsável pelas Ações de Educação e Saúde do Sesc, Eliani Mortari, “é fundamental que as mulheres evitem faltar aos exames, tendo em vista a oportunidade única que a iniciativa representa no município”. Eliani também explica que “o número de exames citopatológicos até agora é menor do que o de mamografias porque muitas mulheres já fizeram esse exame há menos de seis meses na Rede Feminina ou nas unidades de saúde e então não precisam fazer novamente”, pontuou.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa