Governo Municipal e CDL entregam premiação aos campeões do Concurso Recicla CDL

A Secretaria Municipal de Educação e Cultura e a Câmara de Dirigentes Lojistas (CDL) de Xaxim incentivaram os alunos da Rede Municipal de Ensino a participar do Concurso de Desenho e Redação do Recicla CDL na Escola, que neste ano teve o Aquecimento Global e as Mudanças Climáticas como tema central. Em setembro, os alunos elaboraram os trabalhos e foi realizada a seleção institucional. Depois, foi a vez da Secretaria Municipal avaliar em conjunto com a CDL.

Escolhidos os melhores, o grande dia chegou para os estudantes vencedores nesta terça-feira (28), quando o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon, e o Presidente da CDL, Rodrigo Savaris, acompanhado pela equipe de trabalho, foram até as escolas EBM Santa Terezinha e EBM Cecília Meireles para entregar a premiação.

Na EBM Santa Terezinha, o campeão de redação foi Cristian Zanella Arruda, de 16 anos, e estudante do 8º ano. Já na EBM Cecília Meireles, a campeã de desenho foi a Jaqueline Forest, de 11 anos, e estudante do 5º ano. Ambos os estudantes receberam kits de material escolar, vaga na disputa estadual do concurso, no qual os vencedores, tanto os alunos quanto os professores orientadores, levam para casa um tablet, e o reconhecimento pela qualidade dos trabalhos e preocupação com o planeta.

Os estudantes responderam a pergunta: “Se você fosse um herói da Liga Sustentável, o que faria para defender o planeta do aquecimento global?”. Com isso, o Secretário Rubens explanou em sala de aula que ser um herói significa mais do que ter superpoderes. “Proteger o planeta e incentivar que outros façam isso também é uma missão nobre e necessária. Ao longo da vida, recebemos muitos prêmios. Há os materiais e os imateriais, a exemplo do reconhecimento e da sensação de utilidade social, que é o que mais importa. Parabenizo a vocês, vencedores, e a todos que entenderam a importância deste trabalho e ofereceram suas contribuições”.

De acordo com o Presidente Rodrigo, “o objetivo do Recicla CDL na Escola é estimular estudantes e educadores do 1º ao 9º ano de todo o Estado a refletirem sobre o papel dos seres humanos na conservação do meio ambiente. Meus parabéns ao Cristian e à Jaqueline pelos belos trabalhos e a todos que participaram em mais essa edição”, concluiu.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa