Sesc Saúde Mulher encerra atividades em Xaxim com mais de mil exames realizados

Além das mamografias e dos preventivos de Papanicolau, 1267 atendimentos educativos foram prestados

As mulheres alavancam a economia, ocupam as mais diferentes áreas do conhecimento e a elas é, ainda, atribuído o papel de zeladoras do lar e dos filhos. Com tantos desafios a serem cumpridos diariamente, a saúde precisa estar preservada. Diante disso, a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal da Saúde, ofereceu gratuitamente exames de mamografia digital e Papanicolau entre os dias 31 de outubro e 1º de dezembro.

Instalada na Praça Frei Bruno, a Unidade Móvel do Sesc Saúde Mulher realizou os exames com agendamento prévio. No período, que se encerrou na última sexta-feira (1º), foram realizados 613 exames de mamografia digital e 480 de Papanicolau, além de 1267 atendimentos educativos em saúde para a população xaxinense por meio de parceria com escolas, unidades de saúde e centros de serviço. Nestes, foram trabalhados temas voltados aos adolescentes, professores, gestantes, grupos de cuidadores, trabalhadores da reciclagem de lixo, mulheres que fazem artesanato e agentes de saúde.

De acordo com a equipe de trabalho do Sesc, houveram cerca de 50 faltas e a diferença entre a quantidade de um exame para o outro se deu em virtude de que muitas mulheres que passaram pelo exame de mamografia já haviam feito o de Papanicolau meses antes na Rede Feminina de Combate ao Câncer, nas unidades de Saúde ou em clínicas particulares.

Para a Responsável pelas Ações de Educação e Saúde do Sesc, Eliani Mortari, “a maior satisfação da equipe foi de realizar os exames para mulheres que a muito tempo não realizavam os procedimentos, o que cumpre com o  objetivo do projeto que é o rastreamento e prevenção do câncer mama e colo de útero das mulheres que estão na faixa etária de risco e têm dificuldade de acesso para a realização dos exames”.

Eliani ainda parabenizou e agradeceu a Administração Municipal de Xaxim e a todos os envolvidos pela parceria e confiança. “Recebemos todo o suporte para realizar um bom trabalho. Agradeço ainda às mulheres que realizaram exames pelo respeito, credibilidade e acolhimento dado aos nossos serviços. Foi sucesso porque todos os envolvidos trabalharam com dedicação e em equipe! Agradeço aos parceiros e pelo espaço cedido”, destacou.

O Prefeito Lírio Dagort, que visitou a Unidade Móvel na última sexta-feira (1º), pontuou que “graças à parceria firmada com o Sesc, centenas de mulheres poderão dormir mais tranquilas ou iniciar o mais breve possível o tratamento. Agradeço à Secretaria Municipal de Saúde, Leni Coelho Granzotto, ao Diretor Geral de Saúde, Davi Provenzi Machado, e à toda a equipe de saúde e de educação pelo respaldo dado às profissionais do Sesc”.

Conforme o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, que também fez questão de agradecer pessoalmente à equipe do Sesc, ressaltou o empenho dos servidores municipais e dos profissionais da Unidade Móvel para que a ação fosse exitosa. “Esse é um compromisso do Prefeito Lírio e meu de cuidar dos nossos munícipes e, em especial, das mulheres xaxinenses. Por isso, sinto grande alegria em ver que mais essa iniciativa foi cumprida”.

Para a Secretária Municipal de Saúde, Leni Coelho Granzotto, “proporcionar esses exames às xaxinenses é motivo de satisfação. Agradeço à parceria do Sesc, que esteve conosco em mais essa ação em prol da saúde e do bem-estar da comunidade”, finalizou.

Jornalista Janquieli Ceruti