Tudo pronto para a Feira da Novilha e Gado Leiteiro em Xaxim

A partir desta sexta-feira (16), xaxinenses e visitantes da região poderão conferir o melhor da bovinocultura de leite de Xaxim. A abertura do Parque de Exposições de Vila Diadema, que recebe a Feira da Novilha e Gado Leiteiro neste final de semana, se sexta-feira (16) a domingo (18), será às 10h. Já as 19h acontece a esgota dos animais para o Concurso Leiteiro. E a partir das 20h será realizada a solenidade oficial de abertura da Feira, que contará com a presença de autoridades locais e regionais.

A Comissão Central Organizadora (CCO) realiza nesta quinta-feira (15) as últimas vistorias e ajustes no Parque para garantir que tudo saia dentro do planejado. Além disso, no início desta tarde, o Prefeito Lírio Dagort e o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, acompanhados pelo Presidente da Associação Comercial, Industrial e Agropecuária de Xaxim (Aciax), Emerson Borin, conferiram a chegada dos animais e o início da montagem dos expositores nos stands.

“O espaço está muito bonito. Serão mais de 60 expositores de diversos segmentos e mais de 140 animais em exposição e também para a venda. Agradecemos o empenho de toda a nossa equipe de servidores do Núcleo de Criadores Bovinos e da Aciax pelo comprometimento de todos e por todo o trabalho já realizado para proporcionar um evento desta magnitude”, destacou o Prefeito Lírio.

Já o Vice Adriano expôs que “a programação da Feira da Novilha e Gado Leiteiro contempla exposição, julgamento e premiação de animais, concurso leiteiro, palestra sobre melhoramento genético, apresentação e adestramento de cães, torneio leiteiro e atrações culturais para toda a família. Convidamos toda a população de Xaxim e região que venha prestigiar mais esse nosso grande evento”.

Confira a programação:

16.02 –10h: Abertura do Parque para visitação;

19h: Esgota dos animais para o Concurso Leiteiro;

20h: Abertura oficial da Feira;

21h: Apresentações culturais;

17.02 – 7h: Primeira ordenha;

9h30: Julgamento e apresentação dos animais das raças Holandesa e Jersey, que são oriundos de fertilização in vitro (FIV) e melhoramento genético com uso da genômica;

14h: Palestra com o Dr. Altair Valotto com o tema Melhoramento Genético;

17h: Apresentação de Adestramento Comportamental de Cães;

19h: Segunda ordenha;

20h: Apresentações Culturais;

18.02 –  7h: Terceira ordenha;

10h: Premiação do Torneio Leiteiro – Banho de Leite;

17h: Encerramento da Feira.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete