Abertura oficial da Feira da Novilha e Gado Leiteiro de Xaxim reuniu lideranças do Estado no Parque de Exposições de Vila Diadema

O Prefeito Lírio Dagort e o Vice-prefeito Adriano Bortolanza foram os anfitriões da solenidade de abertura da Feira da Novilha e Gado Leiteiro de Xaxim que aconteceu na noite desta sexta-feira (16) no Parque de Exposições de Vila Diadema. No palco, secretários, diretores e vereadores xaxinenses, líderes de associações, instituições do agronegócio, comerciais e industriais do município, prefeitos da região e os deputados estaduais Gelson Merisio e Cesar Valduga enalteceram a iniciativa da Administração Municipal, reconheceram a grandiosidade da Feira e a importância das famílias do campo.

Para o Prefeito Lírio Dagort, “receber grandes lideranças políticas e agropecuárias da região e do Estado é motivo de orgulho. Preparamos uma Feira para o agricultor xaxinense e da região, mas também para ser exemplo de tecnologia e diversidade para todo o Estado. Nosso trabalho é em prol do pequeno agricultor e do grande empresário do agronegócio e isso é visível pela diversidade de stands que oferecemos para visitação nesta Feira”.

O Vice-prefeito Adriano Bortolanza expôs que “a grandeza da Feira da Novilha e Gado Leiteiro de Xaxim se traduz pelo prestígio municipal e estadual que recebeu neste primeiro dia. O Prefeito Lírio e eu estamos satisfeitos com a qualidade do que foi preparado por toda nossa equipe de trabalho e também pela disposição dos expositores e reconhecimento do público que visita o espaço”.

Já o Secretário Geverson pontuou que “a qualidade do trabalho feito para a comunidade xaxinense e visitantes da região somente terá o valor merecido se for prestigiada pelas famílias. Por isso, agradecemos a todos os líderes que integraram a abertura da Feira e convidamos a todos que compareçam ao Parque de Exposições. Para facilitar ainda mais o alcance de todos, além da proximidade do espaço, a entrada e o estacionamento são gratuitos”.

Ainda, o Presidente da Comissão Central Organizadora (CCO), Volnei Dervanoski, demonstrou satisfação em receber os líderes de diferentes frentes de trabalho, mas que se uniram para fortalecer o agronegócio de Xaxim e do Estado. “É uma honra! É assim que defino o sentimento deste momento em que algumas das maiores forças da região e do Estado compareceram à nossa Feira, feita com tanta dedicação. Convido as famílias para conhecer o que carinhosamente preparamos para todos”.

A FEIRA

A Feira, que faz parte das comemorações dos 64 anos do município, conta com 140 animais das raças Jersey, Holandês e Gir, além de pequenos animais. Também, há stands com veículos, de melhoramento genético, ervateiras, alimentos da agricultura familiar, jogos, entre outros.

PROGRAME-SE

17.02 –       7h: Primeira ordenha;

9h30: Julgamento e apresentação dos animais das raças Holandesa e Jersey, que são oriundos de fertilização in vitro (FIV) e        melhoramento genético com uso da genômica;

14h: Palestra com o Dr. Altair Valotto com o tema Melhoramento Genético;

14h: Apresentação de Adestramento Comportamental de Cães;

19h: Segunda ordenha;

20h: Apresentações Culturais;

18.02 –      7h: Terceira ordenha;

10h: Premiação do Torneio Leiteiro – Banho de Leite;

17h: Encerramento da Feira.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa