Julgamento de novilhas Jersey e Holandesa premia produtores de Xaxim Cordilheira Alta

O julgamento e apresentação dos animais das raças Honlandesa e Jersey, oriundos de fertilização in vitro (FIV) e melhoramento genético com uso da genômica, aconteceu neste sábado (17) na Feira da Novilha e Gado Leiteiro de Xaxim, que iniciou ontem e segue até amanhã (18), no Parque de Exposições de Vila Diadema.

Aproximadamente 100 novilhas foram apresentadas pelos produtores e julgadas pelo juiz Dr. Altair Valotto, que analisou a conjuntura física de cada animal e a pré-disposição leiteira. Por cerca de três horas, os animais desfilaram pelo barracão principal e, ao término do julgamento, foram premiadas com rosetas de primeiro e segundo lugar e troféus para campeãs.

O proprietário da novilha holandesa campeã geral da competição foi Darci Coser, de Linha São José, que também levou o segundo lugar entre as holandesas. Já a terceira melhor fêmea holandesa é de propriedade de Gustavo Dall Bianco, morador de Linha Frei Plácido.

No julgamento da raça Jersey, a grande campeã é da propriedade de Mauro Casanova, do município de Cordilheira Alta; e a segunda colocada é a novilha de propriedade de Alexandre Fachini, de Linha Santa Lúcia.

Conforme o juiz Dr. Altair Valloto “a Feira impressiona pela quantidade e qualidade dos animais. Pelo que pude avaliar neste parque, a bovinocultura leiteira do futuro de Xaxim e região, está garantida”.

Jornalista Janquieli Ceruti

Jornalista Meriana Chemin Peri