Secretaria de Agricultura comemora produção de silagem no município de Xaxim

Incentivar os produtores rurais do município e fortalecer a permanência do jovem no campo. Com esses objetivos, a Prefeitura de Xaxim, por meio da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, impulsionou mais uma vez a produção de silagem – base da alimentação da bovinocultura de leite, que representa uma das principais fontes de renda para as propriedades e cofres públicos municipais.

Desde o início do ano, a Prefeitura de Xaxim beneficiou aproximadamente 140 agricultores com 985 horas/máquina, onde 250 hectares foram colhidos através do subsídio do Governo Municipal. Para dar agilidade ao Programa de Silagem, a Secretaria de Agricultura contou com o suporte de 16 máquinas e operadores terceirizados, onde foram beneficiados 177 agricultores com 1789 horas/máquinas e 447 hectares colhidos. No total, 317 agricultores foram atendidos pelo Programa em 2774 horas de colheita em 697 hectares.

De acordo com o Engenheiro Agrônomo da Secretaria Municipal de Agricultura e Meio Ambiente, Volnei Dervanoski, os programas de incentivo que o Governo Municipal proporciona aos agricultores são fundamentais para garantir o aumento da produtividade e da renda das famílias.

 “Além do serviço de silagem, a Secretaria prestou auxílio aos produtores com orientações técnicas e suporte com a uma retroescavadeira para aberturas de valas para estocagem da silagem. Esse auxílio é de fundamental importância para estimular a rentabilidade dos nossos agricultores xaxinenses”, frisou.

O Vice-prefeito Adriano Bortolanza ressaltou que “este foi mais um ano que a Administração Municipal deu total atenção para a produção de silagem e ao produtor rural do município e que o estímulo ao homem do campo fez a diferença na produção do período”, finalizou.

 

 

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial do Gabinete

Município de Xaxim