Realizado primeiro encontro do Grupo de Combate ao Tabagismo da Secretaria de Saúde de Xaxim

As histórias de vida são diferentes, mas o objetivo é o mesmo: parar de fumar. Os 34 participantes do Grupo de Combate ao Tabagismo ofertado pela Secretaria Municipal de Saúde se reuniram pela primeira vez na manhã desta terça-feira (03) na Estratégia de Saúde da Família (ESF) do Bairro Primavera. A largada rumo à melhoria da qualidade de vida foi dada pela Psicóloga e Coordenadora do Grupo, Graziele Farina, e pelo Médico Eduardo Militiz da Costa. Além deles, que repassaram as primeiras informações aos participantes, esteve presente o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, e a Enfermeira Coordenadora da Atenção Básica, Soleni Vanzella, que deram as boas-vindas aos participantes.

Até dezembro, os integrantes do Grupo de Combate ao Tabagismo deverão se encontrar às terças-feiras, às 8h, na ESF Primavera. Durante os dois primeiros meses os encontros serão semanais, posteriormente, os mesmos deverão acontecer quinzenalmente. A metodologia dos encontros seguirá proposta do Ministério da Saúde, assim, neste período eles receberão orientações de médico, psicóloga, nutricionista, fonoaudióloga, preparador físico, fisioterapeuta, além de terapias complementares e medicamentos.

De acordo com a Psicóloga Graziele, “o tratamento completo dispõe de diversos mecanismos para que o participante abandone e se mantenha longe do vício. Para isso, todos terão acesso a informações, consultas para acompanhamento físico e psicológico, reuniões em grupo e o apoio medicamentoso necessário. Tudo isso será fundamental para a retomada da qualidade de vida, mas a decisão de parar de fumar e permanecer firme nesta batalha é a principal influenciadora para que esses participantes saiam vencedores”, destacou a Psicóloga.

Conforme o Secretário Davi, “o trabalho da equipe multidisciplinar da Secretaria Municipal de Saúde aliado à mudança de hábitos e de rotina irão refletir na mudança de vida dos participantes, que sentirão os benefícios da decisão de parar de fumar. Nossa meta é prevenir que essas pessoas sofram ainda mais com os males causados pelo cigarro e, ao contrário disso, propiciar que tenham momentos felizes com os familiares e amigos”, expôs o Secretário.

Para a Enfermeira Soleni, “os participantes devem estar cientes de que muitas dificuldades marcarão a trajetória deles rumo ao abandono do vício, mas que a vontade de vencer precisa ser maior. Enquanto Secretaria, nós oferecemos todo o suporte para que todos vivam melhor e não voltem a fumar”, destacou a Enfermeira e Coordenadora da Atenção Básica.

Já o Médico Eduardo salientou que “o primeiro passo para abandonar o tabagismo é decidir que o cigarro não fará mais parte da sua vida. Além disso, conhecer os danos que ele causa ao fumante e também para aqueles que convivem com ele e os benefícios de uma vida longe do vício fazem a diferença nesta caminhada”, pontuou o Médico.

A partir de agora o grupo já está formado e, por isso, não poderão ser feitas novas inscrições para esse. Mas, o Secretário Davi destaca que àqueles que possuem interesse em participar podem se inscrever nas unidades de Saúde do bairro de referência para que integrem o próximo Grupo de Combate ao Tabagismo.

Jornalista Janquieli Ceruti