Governo de Xaxim apoia realização de projeto em defesa da mulher e do jovem

Desenvolver atividades de sensibilização, prevenção e enfrentamento para a superação da violência contra a mulher e o jovem e a consolidação de uma cultura de paz são os objetivos do Projeto Superação da Violência Contra a Mulher. Realizado em parceria entre o Departamento Municipal da Mulher, Conselho Municipal dos Direitos da Mulher (CMDM) e Paróquia São Luís Gonzaga, o trabalho nas escolas iniciou nesta terça-feira (08), na EBM Ari Lunardi, e segue até novembro deste ano.

De acordo com o grupo de trabalho, o intuito do Projeto é desenvolver atividades nas escolas do município de Xaxim, durante o ano de 2018, que gerem atitudes de promoção da paz, do altruísmo, da solidariedade, do respeito, da superação da intolerância em vista de uma nova cultura de relações de igualdade entre mulheres e homens. Além disso, trabalhar com os adolescentes e jovens para serem multiplicadores de projetos pela superação da violência, grupos de resolução de conflitos, nas escolas municipais e estaduais de Xaxim. E, ainda, orientar as famílias, pais e filhos, educadores e alunos sobre o assunto da superação da violência doméstica, levando esclarecimento quanto a seus direitos e rede de apoio e atendimento oferecidos por órgãos competentes.

Entre as atividades do Projeto Superação da Violência Contra a Mulher estão encontros e palestras com os pais e professores, grupos de idosos, clubes de mães; rodas de conversa com turmas do Ensino Médio, e do 8º e 9º anos do Ensino Fundamental; Concurso Projeto de Paz e Solidariedade, desenvolvido pelos estudantes das turmas escolhidas; e Concurso de Cartazes com o tema “Construção da Cultura da Paz e Superação da Violência”.

O próximo encontro nas escolas será na quinta-feira (10) na EBM Cecilia Meireles.

Jornalista Janquieli Ceruti