Governo de Xaxim firma parceria com ONG OPAH para Mutirão de Castração de animais

Com o objetivo de realizar o controle ativo e permanente de zoonoses de animais e de integrar o Primeiro Mutirão de Castração Social, promovido pela ONG Os protetores dos Animais (OPAH), o Governo Municipal realizou a contratação de clínica veterinária, por meio de dispensa de licitação, para realização de procedimento cirúrgicos minimamente invasivos, para castração de cães e gatos.

O município investirá R$ 16.965,00 no projeto de castração social para animais de rua e, ainda, para animais cujo os tutores sejam pessoas carentes do município. A castração está programada para o dia seis de agosto e acontecerá na Praça Frei Bruno. A empresa responsável pela castração será Clínica Veterinária Marina Moneta Dante ME, de São José.

Conforme o Secretário Municipal de Administração, Geverson Giacomelli, a parceria entre Governo Municipal e ONG OPAH será fundamental para o controle populacional de animais. “Diante da necessidade de ação preventiva e do bem-estar dos animais abandonados, o município está integrando o projeto idealizado pela OPAH, de castração social. Estaremos contribuindo com o a castração de aproximadamente 117 animais, para efetivar ações de controle de zoonose em Xaxim.  Agradecemos aos colegas da Secretaria de Assistência Social e Habitação, Agentes de Saúde, Vigilância Epidemiológica e Sanitária que atuaram na força-tarefa para o levantamento das famílias que serão contempladas pelo projeto”, frisou o Secretário.

De acordo com o Prefeito Lírio Dagort “após muitas reuniões desde o início do mandato, definimos a parceria e o investimento de recurso para a castração de cães e gatos, com o intuito de controle de zoonoses e também, para evitar abandonos em nosso município. Esta é a primeira vez que o município está investindo em projeto de castração. Estamos felizes pela parceria e, por auxiliar para que novos animais não sejam abandonados”, ressaltou o Prefeito.

A Presidente da OPAH, Daniela Silva observou que a ONG irá investir aproximadamente R$ 9 mil para a realização do mutirão. “A castração será realizada por meio de castra móvel – uma carreta da clínica que é equipada com materiais para a realização do procedimento. Após o procedimento todos os animais receberão medicação pós cirúrgico e microchipagem – que será um diferencial inédito em nossa região, custeado pela OPAH, que garantirá a identificação do animal e do seu tutor no banco de dados da ONG. Estamos felizes com a adesão do Governo Municipal neste projeto inédito que será realizado em Xaxim. Juntos acreditamos em um lugar que pratica compaixão pelos animais, pelas pessoas e pela cidade”, ressaltou.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete