Município de Xaxim realiza levantamento de danos causado por vendaval e chuva de granizo

Na manhã desta segunda-feira (30), a Coordenadoria Municipal da Defesa Civil de Xaxim esteve reunida com o Coordenador Regional da Defesa Civil, Luciano Peri, para avaliação e realização do relatório de danos causados pelo vendaval e pela intensa chuva de granizo que atingiu o município de Xaxim na noite do último sábado (28).

Conforme a Coordenadora Municipal da Defesa Civil de Xaxim, Eliane de Marco, o município realizou o atendimento às famílias atingidas ainda nos primeiros minutos após o evento. “Logo após o granizo, de imediato foi orientado às famílias que tiveram suas residências afetadas, que procurassem o Corpo de Bombeiros Militar para a entrega de lonas, para cobrir os móveis. Durante todo o dia de ontem, realizamos o levantamento de dados e o relatório dos danos. Tivemos o registro de 46 residências atingidas, que necessitaram de lona, um registro de destelhamento em uma propriedade na Linha Rondinha e, também, alguns registros de alagamentos pontuais em espaços públicos e privados. Felizmente, foram registrados apenas danos materiais, não houve nenhum registro de pessoas feridas”, ressaltou.

Ainda de acordo com a Coordenadoria Municipal de Defesa Civil, na vistoria foi verificado que os danos foram de menor intensidade, devido ao granizo ser de menor diâmetro. “A grande quantidade de gelo acabou trancando as calhas, ocasionando o transbordamento de água nas residências. No momento, continuamos o levantamento dos dados para o relatório final e para contabilizar os prejuízos econômicos públicos e privados. Não tivemos a necessidade de acionar o Estado para itens de assistência humanitária. As residências que observamos que possuem problemas estruturais, encaminhamos a relação para à Secretaria Municipal de Assistência Social e Habitação”, ressaltou Eliane.

O Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, acompanhou o trabalho das equipes ainda na noite de sábado. Ele ressaltou que o atendimento da equipe da Defesa Civil Municipal e equipes de Serviços Urbanos e Infraestrutura foram essenciais nos primeiros minutos após a ocorrência do evento. “Logo depois do vendaval e do granizo, visitei às famílias do Bairro Santa Terezinha e Guarany para identificar a situação e, também para acompanhar o trabalho das nossas equipes. Agradeço ao empenho e ao profissionalismo da equipe de Defesa Civil, Corpo de Bombeiros Militar, Serviços Urbanos, Infraestrutura, Assistência Social e Habitação pelo empenho no levantamento de dados e, pela pronta resposta ofertada aos munícipes afetados. Agradeço também a Coordenadoria Regional da Defesa Civil pelo imediato auxílio ao nosso município”, frisou o Prefeito Lírio.

Na manhã desta segunda-feira (30), as equipes de Infraestrutura e Serviços Urbanos realizaram a limpeza das ruas na área central do município. Conforme o responsável pelo Departamento de Serviços Urbanos, Rosemir Duz, o cronograma de limpeza das ruas dos bairros seguirá durante esta semana, para limpeza de folhas e galhos que caíram em decorrência do vendaval e do granizo.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete