Comitiva de Xaxim acompanha reconsultas dos pacientes em Passo Fundo

Para acompanhar a reconsulta do pós-operatório de quadril e verificar o atendimento prestado pelo Hospital São Vicente de Paulo, Unidade II, uma comitiva xaxinense esteve na tarde de ontem (27) em Passo Fundo. Formada pelo Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort, pela Primeira-dama Leonor Dagort, pelo Vice-prefeito Adriano Bortolanza, pelo Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado,  pela servidora Técnica do SISREG, Ivanir Giacomin e pelos vereadores Inácio Bracht, Volnei Dervanoski e Alcir Cassaniga. A comitiva e os 11 pacientes que realizaram a reconsulta de pós-operatório foram recepcionados pela Direção do HSVP e pela equipe médica responsável pelas cirurgias de próteses de quadril.

Na oportunidade, o Superintendente Executivo do Hospital São Vicente de Paulo, Ilário De David parabenizou a iniciativa do município de Xaxim e expôs que “realmente podemos perceber que o Prefeito, Vice e toda a equipe da Secretaria da Saúde estão empenhados no dever de cuidar das pessoas, como o Prefeito Lírio sempre fala. É uma honra para nós do HSVP poder prestar este serviço e poder proporcionar essa melhora na qualidade de vida destes pacientes”.

O Médico responsável pela equipe de cirurgias de quadril, Doutor Tercildo Knop disse estar feliz em ver os primeiros pacientes operados já se recuperando e frisou que “cirurgia de quadril serve para corrigir a dor que os pacientes sentem e para permitir novamente a mobilidade. Nossa equipe possui mais de 35 anos de experiência em cirurgias de quadril e estes pacientes receberam o atendimento classe A que merecem. Parabenizamos aos gestores de Xaxim pela iniciativa e por se preocupar em tirar estas pessoas das filas de espera”.

O Hospital São Vicente de Paulo, unidade II foi o vencedor do processo licitatório e irá realizar 30 cirurgias de quadril. Até agora, 16 xaxinenses já realizaram o procedimento e ontem 11 realizaram a consulta de pós-operatório. Para o paciente Amadeo dos Santos, que aguardava há quase cinco anos pelo procedimento “só quem teve dor semelhante sabe o quanto era sofrido caminhar e realizar atividades do dia a dia antes da cirurgia. Agora, estamos na fase de recuperação e estou feliz com o alívio da dor. Agradeço a Secretaria de Saúde, o Davi e ao Prefeito e Vice por ofertar esses procedimentos para que pudéssemos recuperar a saúde e não poderia deixar de agradecer a toda equipe do hospital pelo excelente atendimento”, reforçou.

Para o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “poder acompanhar estes procedimentos só nos deu ainda mais a certeza que nossos pacientes foram muito bem atendidos e que agora poderão ter uma vida normal. Mais uma vez agradeço ao Prefeito Lírio, ao Vice Adriano e toda a equipe da Secretaria, ao Diretor Administrativo José Carlos Nascimento por todo o suporte prestado e também a todo o HSVP pelo carinho e atendimento especial aos nossos xaxinenses”.

O Vice-prefeito Adriano Bortolanza conversou com pacientes, com a equipe médica e com a Direção do HSVP. Ele expôs que “além de fazer boa gestão dos recursos do município, é preciso compreender as demandas dos munícipes e ter um bom coração. E é isso que o Prefeito Lírio está fazendo. É uma alegria ver a felicidade nos olhos destes xaxinenses e também das suas famílias, que terão um Natal e final de ano mais feliz, com a saúde reestabelecida” assegurou.

Reunidos no auditório da unidade hospitalar, direção administrativa, técnica, médica e pacientes ouviram o Prefeito de Xaxim, Lírio Dagort. Na oportunidade ele apresentou o relatório de cirurgias eletivas realizadas pelo município de Xaxim, que até o momento somam 1097 cirurgias de diferentes especialidades em boa parte realizadas com recursos próprios.  “Desde quando assumimos, o meu compromisso e do Adriano era o de cuidar das pessoas. Devolver a qualidade de vida é poder proporcionar isso. Estamos cuidando do nosso município como uma empresa, gerindo os recursos com transparência e eficácia, realizando economias em todos os setores e investindo em nossa gente. Sei do compromisso e do trabalho sério que o HSVP possui e ficamos realizados em vermos hoje o excelente trabalho realizado. Temos orgulho de Xaxim ser referência de gestão em nosso Estado e poder auxiliar estes pacientes a se recuperarem, não tem dinheiro que pague. Seguiremos nossa gestão cuidando das pessoas e nosso intuito no próximo ano é finalizar também as filas de cirurgias de coluna e joelho, devolvendo a saúde e o bem-estar para mais xaxinenses que hoje sofrem com a dor”, finalizou o Prefeito Lírio.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete