Secretário Rubens evidencia trabalhos e avanços da Educação e Cultura de Xaxim

Um ano de muito aprendizado e de inúmeros avanços na Educação e na Cultura dos xaxinenses. A Secretaria Municipal de Educação e Cultura, coordenada pelo Secretário e Professor Rubens Marafon, conclui o ano comemorando as ampliações e reformas das unidades educacionais, aquisições, aumento da frota e realização de eventos que fomentaram a educação de Xaxim em nível regional.

Ampliação, Reformas e Pinturas das Unidades Educacionais

Somente em 2018, a Secretaria concluiu a construção de oito novas salas de aula. Cinco para a Escola Ari Lunardi; uma nova sala para a Biblioteca da escola; implantação de um novo laboratório de informática; uma nova sala para o Projeto Aprender da Escola, além de duas salas amplas e modernas para o Centro de Educação Infantil Maria Lunedo Batistella.

Construção de duas novas salas de aulas amplas e modernas para o Centro de Educação Infantil – Ceim Rosa Zambenedetti, no Bairro Santa Terezinha; adequação de toda a acessibilidade; construção de uma nova rede de esgoto para o Ceim; construção de uma nova sala ampla para o Ceim Prosperina Folle; adequações de acessibilidade da creche; construção de uma nova cozinha, com novos móveis e também novo refeitório para o Ceim Prosperina.

Também em 2018, foi realizada a pintura em todas as unidades escolares do município; reforma e adequações de acessibilidade na Casa Familiar Rural, localizada na Linha de Pilão de Pedra e, realizada a tão aguardada construção do novo espaço para a Biblioteca Pública Municipal Desembargador Alves Pedrosa, que será inaugurado no próximo ano. Também, foi realizada a reforma e a recolocação de abrigos escolares em diversos pontos do município.

Aquisições

Neste ano, a Secretaria Municipal de Educação e Cultura melhor equipou e melhorou a condição de trabalho dos servidores da Secretaria com a aquisição de eletrodomésticos para as escolas e creches; aquisição de móveis, eletroeletrônicos e utensílios diversos para as cozinhas das unidades escolares; novos carrinhos, brinquedos e camas especiais para os Ceim’s; aquisições de dezenas de instrumentos musicais para a Casa da Cultura e para o Projeto Humanizando Vidas; compra de televisores novos e substituição do piso por lâminas nas salas de aula dos Ceim’s; distribuição de uniformes escolares para todos os alunos da Rede Municipal.

Também em 2018, a Secretaria melhorou a condição de todos os parquinhos das escolas e creches, instalando novos playgrounds para alegria e conforto das crianças; efetuou a compra de novas carteiras e cadeiras; realizou a padronização da rede lógica e de internet em todas as unidades; e comprou sete novos veículos, além de uma van para 20 lugares para uso da Rede Municipal de Ensino e um novo ônibus escolar.

A Secretaria também realizou melhorias nos veículos, como compra de pneus de boa qualidade, aumentando assim a vida útil dos mesmos e reduzindo gastos com borracharia; instalado isofilme em todos os veículos do transporte escolar, visando o maior conforto dos alunos e realizada a manutenção mecânica e elétrica de todos os veículos da frota, para melhorar a qualidade do transporte escolar.

Eventos Promovidos

Para movimentar a educação e contribuir para a cultura dos xaxinenses, em 2018 a Secretaria realizou a Primeira Feira Municipal do Livro; A Conferência Municipal da Educação – CONAE; o Fórum Regional de Educação, além da Capacitação de Lideranças e Gestores para Diretores e Coordenadores e cursos, treinamentos e palestras de aprimoramento dos profissionais da educação.

“Estou trabalhando na Educação fazendo uma gestão diferenciada, aliando a experiência e bagagem que tenho com a boa gestão dos recursos na Secretaria. Este ano foi de muito trabalho, de grandes avanços e de obras significativas para a nossa Educação e nossa Cultura. Todos podem ter certeza de que os recursos da Educação são investidos com eficácia em melhorias para nossos servidores e, principalmente, para nossos professores e alunos. O próximo ano será ainda melhor, de muitas conquistas e melhorias. Será um ano de investimentos e ampliação da Rede da Educação. Agradeço a toda minha equipe, que diariamente se dedica em prol da educação de Xaxim. Meu reconhecimento ao Prefeito Lírio e ao Vice Adriano, que sem dúvida, são grandes gestores e que entendem as necessidades da pasta”, finalizou o Secretário Municipal de Educação e Cultura, Professor Rubens Marafon.

Jornalista Meriana Chemin Peri

Assessora Especial de Gabinete