Mutirão de Cirurgias de Pterígio garante vida nova a mais 23 xaxinenses

No último sábado (09) mais um grupo formado por 23 xaxinenses saiu da ESF Central, às 5h, rumo à cidade de Chapecó para ser submetido à avaliação para posterior cirurgias de pterígio no Hospital de Olhos. Mais uma vez, as consultas deste Mutirão foram disponibilizadas gratuitamente aos munícipes assim como as 1.309 cirurgias nas mais diversas especialidades realizadas até aqui.

De acordo com o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “a ação zerou novamente a fila de espera por esses procedimentos em nosso município. Graças à atenção do Governo Municipal, conseguimos zerar a fila pelo procedimento e garantir um começo de ano, uma Páscoa e, de modo geral, uma vida nova aos nossos munícipes. Quando um paciente é atendido e passa por cirurgia não somente ele ganha mais qualidade de vida e bem-estar, mas a família dele como um todo e isso é motivo de imensa alegria para todos nós”, destacou.

Ainda conforme o Secretário Davi, “para que essas cirurgias de pterígio fossem possíveis e a visão renovada, o SUS investiu R$ 139,70 em cada procedimento e o município pagou mais R$ 331,28 em cada um deles com recursos próprios, além de custear as consultas pré e pós-operatórias no valor de R$ 65 cada. Como vemos, a iniciativa do município é fundamental para que essas e outras vidas possam ser transformadas. Por isso, agradeço ao Prefeito Lírio e Vice Adriano pela prioridade dada a saúde dos xaxinenses”, finalizou.

Jornalista Janquieli Ceruti