Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é realizada em Xaxim

O Governo de Xaxim, por meio do Departamento Municipal do Idoso e Conselho Municipal do Idoso (CMI) realizou hoje (28) a “Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa do Município de Xaxim”. O evento, que foi realizado no Centro de Múltiplo Uso, iniciou às 13h e se estendeu até as 16h30 com palestra ministrada pela Conferencista Neusa Moscom, divisão de grupos de discussão, apresentação das propostas e eleição dos delegados.

Conforme a Diretora de Programas da Terceira Idade, Nilva Moraski, “a realização da Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa é um importante espaço de participação da sociedade nas decisões e na construção da Política Municipal de Atendimento ao Idoso e por isso é uma satisfação receber todos esses participantes”.

Já o Secretário Municipal de Assistência Social e Habitação, Juliano do Prado de Lima, destacou que “cuidar da pessoa idosa é cuidar da família como um todo. Esses homens e mulheres dedicaram suas vidas em prol dos que lhe são próximos, mas também do progresso do nosso município e merecem ser valorizados por isso. Assim, essa Conferência se faz necessária para garantir que vivam com tranquilidade e bem-estar com todos os direitos assegurados”.

Para o Prefeito Lírio Dagort, “os idosos são a nossa história e o nosso futuro. Diante disso, cuidamos de todos com muito carinho em todas os nossos departamentos, em especial na Assistência Social e na Saúde. Centenas deles já puderam realizar a esperada cirurgia, por meio dos nossos mutirões, e hoje vivem com mais alegria. Parabenizo o Secretário Juliano, a Diretora Nilva e a todos que participaram da Conferência e demonstraram o interesse em garantir o presente e o futuro dos idosos do nosso município”.

Segundo o Presidente do Conselho Municipal do Idoso e Saúde, Vidal Simon, “a Conferência tem como meta propiciar a discussão sobre o protagonismo da pessoa idosa e o impacto nas transformações como estratégias na garantia de direitos e é justamente com a promoção, proteção e defesa dos direitos da pessoa idosa que nós estamos determinados e o que nos motiva a trabalhar”, finalizou.

A Conferência Municipal dos Direitos da Pessoa Idosa contou com a presença, também, do Secretário Municipal de Administração, Melchior Berté; Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado; Secretário Municipal de Esportes e Lazer, Chico Viecelli; Secretário Municipal de Educação e Cultura, Rubens Marafon; Presidente da Câmara de Vereadores, Inácio Bracht, além de idosos integrantes de grupos da cidade e do interior e comunidade em geral.

Jornalista Janquieli Ceruti

Assessora de Imprensa