Governo Municipal recepciona primeiros pacientes operados no Mutirão de Cirurgias Ortopédicas de Próteses de Joelho

Retornaram a Xaxim, na tarde desta segunda-feira (08), os primeiros pacientes operados no Mutirão de Cirurgias Ortopédicas de Próteses de Joelho que estavam em Passo Fundo/RS desde a última quinta-feira (04). Dos 20 pacientes que viajaram rumo à Associação Hospitalar Beneficente São Vicente de Paulo, 10 deles retornaram já operados a Xaxim e foram recepcionados pelo Vice-prefeito Adriano Bortolanza e pelo Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, em frente à ESF Central. Os outros 10 xaxinenses passaram por avaliação e deverão ser operados nas próximas semanas.

De acordo com o Vice-prefeito Adriano Bortolanza, “o olhar de alívio destes pacientes que retornaram a Xaxim nos mostrou mais uma vez que estamos no caminho certo ao priorizar a saúde dos nossos xaxinenses. O Prefeito Lírio e eu não estamos medindo esforços para garantir que a saúde e a qualidade de vida da nossa comunidade possam ser reestabelecidas e prova disso são esses mutirões, além da variedade de medicamentos disponíveis na Farmácia Municipal e de consultas e exames nas ESFs. Serão R$ 2 milhões em recursos próprios do município investidos em cirurgias de coluna e próteses de joelho que contemplarão, além destes 10 pacientes, outros 270 procedimentos, que estão sendo muito aguardados pelos nossos munícipes e agora serão realidade”.

Conforme o Secretário Municipal de Saúde, Davi Provenzi Machado, “além das 1.373 cirurgias realizadas pelo Governo Municipal até aqui, o investimento milionário do Prefeito Lírio e Vice Adriano transformará a vida daqueles contemplados com os 260 procedimentos cirúrgicos de coluna e 20 procedimentos de colocação de próteses de joelho. É uma alegria muito grande receber esses pacientes de volta ao município com o brilho nos olhos que há muito tempo já não existia. A partir de agora, cuidaremos para que a recuperação deles seja perfeita com a troca dos curativos, medicação necessária e fisioterapia. Agradeço ao Prefeito Lírio e ao Vice Adriano por todo o apoio e sensibilidade com a saúde dos nossos xaxinenses”.

O senhor Emilio Zuse retornou a Xaxim confiante na recuperação da esposa Iracema que passou pela cirurgia de prótese de joelho. De acordo com ele, “fomos muito bem recebidos pela direção do hospital. Toda a equipe médica e de enfermagem nos trataram com muito carinho. Foi tudo nota mil, pois 10 ainda é pouco. Os que estavam lá, que são do Rio Grande do Sul, possuíam plano de saúde. Um município bancando tudo como Xaxim está fazendo para eles, do hospital, foi coisa inédita. Agora é agradecer muito ao Prefeito Lírio, Vice Adriano, Secretário Davi e a Deus por essa oportunidade”.

A paciente operada Helena Lourdes Negri expôs que “fomos muito bem acolhidos naquele hospital. Todos nos trataram com muito carinho e respeito. Os médicos atenderam com tanta alegria que até ficamos sem medo. Melhor que assim não existe. Nós não temos palavras para agradecer. Agora é só a gente se recuperar. Temos muito que agradecer a todos e dizer que Deus sempre os abençoe. O mundo precisa de mais pessoas assim”.

Zélia Zabot, que também recebeu a prótese de joelho, salientou que “sentia muita dor mesmo. Já eram cinco anos sofrendo! Às vezes eu caía na rua e algum vizinho me ajudava a levantar. Graças à Deus e ao nosso Governo Municipal agora estou com o joelho operado graças a uma equipe que nos atendeu muito bem. Eu nunca vou me esquecer do que foi feito por mim”.

Jornalista Janquieli Ceruti